A capacitação, conduzida pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), segue com o cronograma de formação e qualificação das equipes gestoras da Educação. Na última terça-feira, dia 22, foi realizada mais uma etapa desse processo, com a palestra “Sin@is – Precisamos falar sobre violência", promovida em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

A capacitação, conduzida pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do Projeto Sinais e Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, reuniu cerca de 75 pessoas no Centro de Formação Profissional SENAI. O objetivo foi fortalecer parcerias e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à violência no ambiente escolar. Participaram do evento equipes gestoras das escolas municipais, estaduais e privadas do município, além de gestores da SEMEC, membros do Conselho Tutelar, Guarda Municipal, CREAS EV, PROGEM, Brigada Militar, Defensoria Pública e representantes do Poder Legislativo. Estiveram também presentes o vice-prefeito Airton Haag e o juiz Maurício da Rosa Ávila, diretor do Foro de Estância Velha.

Durante a palestra, o procurador ressaltou a importância de toda a rede escolar e de proteção estarem atentas a sinais que possam indicar risco de envolvimento de adolescentes com violência extrema, destacando fatores como bullying e o uso não monitorado da internet. A ação integra o compromisso da Prefeitura de Estância Velha com a construção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e preparado para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 24/04/2025

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Ministério Público/MPRS