os representantes alinharam com a Rede de Ensino do Município o início do Plano de Abandono Escolar para situações de emergências

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), se reuniu com o Corpo de Bombeiros da cidade. Em encontro entre a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr, e o sargento Henrique Abeling, os representantes alinharam com a Rede de Ensino do Município o início do Plano de Abandono Escolar para situações de emergências. “Trabalhamos sempre pensando na segurança das nossas crianças”, comenta a secretária de Educação, Cristiane Spohr.

O Plano de Abandono Escolar é uma criação da Secretaria Estadual de Segurança do Governo Estadual, e se constitui em um planejamento da sistemática adequada à realidade de cada escola, com vistas à saída emergencial, de maneira organizada e segura, de todos os ocupantes da edificação escolar, colocando-os em um local igualmente seguro.

O Plano prevê a definição de normas e regras de atuação, organizando antecipadamente a evacuação e intervenção, divulgando a toda a comunidade escolar os procedimentos a serem adotados em caso de risco. Após a elaboração do Plano e do treino com os profissionais que atuam nas escolas, crianças e estudantes realizarão simulados de abandono (evacuação) e exercícios para o aprendizado com apoio dos profissionais do Corpo de Bombeiros.

Semec prepara as escolas
A partir desta conversa, a equipe diretiva da Semec pretende reunir os gestores das escolas para passar as orientações necessárias para a criação do plano individual, com o trajeto e rota de fuga da comunidade escolar, em caso de emergências. “Cada escola precisa criar um plano dentro das suas estruturas e condições”, explica o coordenador geral pedagógico Gillyan Dias Macedo. Depois do plano ser analisado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, os diretores devem treinar professores e funcionários das escolas para a sua execução. Também está prevista a simulação de evacuação nas escolas com a presença do Corpo de Bombeiros. Das 26 escolas do município, 24 já estão com os PPCIs aprovados e dois estão em construção.

Data de publicação: 01/04/2025

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV