Agência volta ao Município no próximo dia 2 de abril

Dando continuidade aos trabalhos de assistência aos estancienses que vem sofrendo em função dos maus serviços e cobranças indevidas realizadas pela Corsan, a Prefeitura recebeu na tarde de quarta-feira, dia 26 de março, a Ouvidoria Itinerante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan). A equipe atendeu durante o turno da tarde e novamente percebeu a grande movimentação de moradores insatisfeitos com a companhia de saneamento. Ao todo foram 51 pedidos de informações e 25 processos abertos contra a Corsan. A Ouvidoria volta para Estância Velha no próximo dia 2 de abril (confira serviço no quadro abaixo).


Segundo o prefeito Diego Francisco, esta foi mais uma etapa no trabalho de auxílio aos estancienses que estão sofrendo com a falta de abastecimento ou a cobrança indevida de taxas nas suas contas mensais. “Estamos de olho e fiscalizando. Se alguém está passando por alguma situação dessas com a Corsan, pedimos para que venham até a Ouvidoria Itinerante da Agesan para que possam reaver valores e estabelecer a justiça nas cobranças”, aponta Diego.


Conforme o representante da Ouvidoria Itinerante, Jair Rodrigues da Silva, a equipe, formada por mais três integrantes, realizou os atendimentos em dois turnos. Na parte da manhã, na sede da própria Corsan de Estância Velha, e na parte da tarde, na Prefeitura. “Realmente a demanda está alta aqui na cidade. Vemos como uma situação atípica, mas estamos aqui para auxiliar”, descreve. Segundo ele, os pedidos mais frequentes são de pedidos de revisão da fatura e cobranças excessivas. “Tivemos até mesmo o exemplo de uma família que apresentou uma conta de R$ 1.232,00. É importante que as pessoas venham até nós, pois normalmente conseguimos estabelecer multas e ressarcimento de contas”, completou.


Moradora do bairro Lago Azul, Neusa Moreira Bauer, de 49 anos, fez questão de vir até a Prefeitura relatar situações que aconteceram na casa dela. “Comecei a receber cobranças cada vez mais altas. Eram de R$ 100,00, subiram para R$ 300,00 e chegaram até R$ 500,00, e ainda estão cobrando por um serviço que não está sendo feito”, apontou. “Eu tentei várias vezes ligar para o 0800 da Corsan, mas nunca tive o retorno, agora estou tendo”, citou.


Agesan volta dia 2 de abril

A situação de fiscalização aos serviços da Corsan continuarão ocorrendo em Estância Velha. A Prefeitura já combinou junto com a Agesan um novo momento para receber as demandas da comunidade. Dia 2 de abril, quarta-feira, as equipes retornam para mais dois turnos de atendimento. Durante a manhã na Corsan e durante a tarde, na recepção da Prefeitura.


Serviço:

Ouvidoria Itinerante da Agesan

Quarta-feira, 2 de abril

Manhã: 9h às 12h na Corsan (rua Arthur Leopoldo Ritter, 405)

Tarde: 13h às 16h na Prefeitura (rua Anita Garibaldi, 299, Centro

Data de publicação: 26/03/2025

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Robson Nunes/PMEV