O encontro tem caráter formativo do Programa de Formação e Qualificação na Área Cultural

Estância Velha sedia na quinta-feira, dia 13 de março, a etapa regional do programa Caravanas da Cultura RS, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). A atividade ocorre das 9 às 16 horas, no auditório da Exatus (Avenida Brasil, 970, Centro). Estão convidados todos os dirigentes de cultura de todos os municípios da região e a sociedade civil. O encontro tem caráter formativo do Programa de Formação e Qualificação na Área Cultural. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/caravanasdaculturaev.

Os sistemas municipais de cultura são constituídos pelas instâncias e instrumentos de gestão. Conhecer como eles estão organizados é de suma importância para a constituição e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Conforme o diretor de Cultura da SEMEC, Raoni Forian, o evento é voltado para gestores, conselheiros e fazedores de cultura de toda a região. “Ele é muito importante, pois a SEDAC tem uma linha de aproximação muito boa com os municípios, levando a cultura de ponta a ponta no Estado. Essa aproximação faz com que haja maior integração entre os municípios e a cultura se fortaleça ainda mais”, destaca.

Pautas do evento:
Pautas: Sistema Estadual de Cultura: revisão no cadastro de adesão;
Edital fundo a fundo;
Programa de Formação e Qualificação; e RS Criativo - Pró-Cultura: LIC (Lei de Incentivo à Cultura) - oportunidades de financiamento para projetos nos quatro editais previstos para 2025;
FAC (Fundo de Apoio à Cultura) repasse de recursos para Sistemas Municipais de Cultura e demais editais previstos;
PNAB (Política Nacional Aldir Blanc); apresentação dos oito editais de 2024
Adesão ao Dia do Patrimônio
Conselho Estadual de Cultura (CEC-RS): papel do CEC-RS e suas representações

O quê: Etapa do projeto Caravanas da Cultura
Quando: quinta-feira, dia 13 de março, das 9 às 16 horas.
Onde: Auditório da Exatus, Avenida Brasil, 970, Centro de Estância Velha
Inscrições pelo link: https://bit.ly/caravanasdaculturaev

Data de publicação: 10/03/2025

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV