A Prefeitura de Estância Velha, por meio da SEMEC, encerrou esta semana um de seus projetos de formação continuada no ano de 2024

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), encerrou esta semana um de seus projetos de formação continuada no ano de 2024. O “Tardezinha que Inspira” foi realizado na Escola de Educação Infantil Só Alegria, no bairro Rincão da Saudade. O encontro ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 26 de novembro, reunindo 35 professoras de Berçário. Conforme a coordenadora pedagógica da SEMEC, Marciani Becker, o projeto começou em fevereiro, realizando um encontro por mês, totalizando dez, sempre focando na troca de experiências entre profissionais da rede municipal e profissionais das escolas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Administração.

“Essa é uma forma de contrapartida do Município. Ao longo do ano foram 45 horas de formação envolvendo professores e profissionais da Educação Infantil”, afirmou Marciani. Em paralelo ao evento na Só Alegria, ocorreram também encontros nas Escolas Casa dos Pimpolhos e Beija Flor, totalizando 200 professores. “É um desenvolvimento importante para que possamos ter um crescimento no atendimento e na prática docente, aproximando rede e trazendo práticas para nossas conveniadas”, completa a coordenadora. Atualmente, o Município atende 870 crianças por meio de instituições parceiras.

Para a professora de berçário da escola Só Alegria, Karine Abrão Duarte, o programa é um projeto novo e desafiador, mas que traz experiências muito positivas. “Com ele consigo me enxergar melhor no papel de educadora, ampliamos os olhares para a profissão e até para o desenvolvimento e autonomia dos bebês. É muito importante vermos que não estamos sozinhas e podemos nos ajudar e nos complementar na atuação”, descreve Karine. O programa Tardezinha que Inspira deve retornar em 2025, com mais encontros e capacitações.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 29/11/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Robson F. Nunes (Decom/PMEV)