Nova etapa do concurso ocorrerá em breve. Confira os detalhes!
Sua trajetória iniciou quando ingressou no Instituto Ivoti em 2023, escola esta que possui alemão no seu currículo. Desta forma iniciou os seus estudos da língua dentro do ambiente escolar, e então migrou para cursos de alemão durante as tardes para aprofundar no conhecimento. Em relação a competição, Luíza precisou gravar áudios e vídeos lendo textos em alemão, que proporcionalmente eram mais avançados, pois precisava interpretar textos complexos, além de trava-línguas. Sua primeira colocação veio na categoria “Deutsch als Fremdsprache A2 mit Deutschland Erfahrung”, voltado para estudantes com o alemão como língua estrangeira e experiência na Alemanha. Porém, a competição continua. “Há alguns dias, fui comunicada sobre uma nova etapa do concurso, no qual ganhei o primeiro lugar na minha categoria. Será a etapa final do concurso, na qual terei que ler outro texto e, posteriormente, serei avaliada. Estou muito animada para participar!”, relata Luíza.
A adolescente, conta sobre sua rotina intensa de estudos. “Tenho aulas de manhã e à tarde praticamente de segunda a sexta, sem contar meus estudos pessoais em casa. Tento conciliar as atividades da escola com o lazer, mas nem sempre é possível”. Quando questionada sobre estratégias que possui ou segredos de como estudar outras línguas, responde que a repetição é uma das chaves principais. “Outras estratégias que gosto de usar incluem simular a explicação de um conteúdo para alguém e procurar frases ou músicas curtas que me ajudem a decorar o que preciso estudar”. A garota também demonstra interesse na cultura alemã. “Além do idioma, tenho muito interesse pela cultura alemã, sua culinária e a história do povo. Nas minhas aulas de alemão, estudo não só a língua, mas também costumes e aspectos da geografia. Essas curiosidades me fazem gostar ainda mais da cultura, mesmo já tendo contato diário com ela, por morar em uma região repleta de costumes germânicos”. Além disso, Luíza consome conteúdos em alemão, tal qual influenciadores e contas com dicas de vocabulário.
Seus pais, Adriana Carpeggiani Kaltbach e Tarcísio Lobato Kaltbach, são grandes apoiadores de seus aprendizados, incentivando os estudos e comemorando as conquistas. Em julho, a família visitou Constança na Alemanha, dessa forma dando para Luíza a oportunidade de praticar o seu alemão fora da sala de aula e interagir diretamente com nativos e a cultura. A adolescente também possui a cidadania alemã, e segundo a mesma, a cidadania italiana é a próxima na lista.
Fonte: PMEV
Data de publicação: 26/11/2024
Créditos: Julia Monteiro/PMEV
Créditos das Fotos: Arquivo/Luíza Carpeggiani Kaltbach