A atividade, que começou às 17 horas, contou com oficinas de grafite, intervenções artísticas e shows
O dia quente e ensolarado contribuiu para a grande presença do público. Segundo o diretor de Cultura da SEMEC, Raoni Forian, essa edição foi um marco, pois foi a primeira realizada no Centro da cidade, e que mais teve presença do público. “Conseguimos mostrar a diversidade cultural que temos na cidade, dando espaço para uma vertente que nem todos conhecem”, argumentou Raoni.
Além do grafite e as mensagens que coloriram a Praça 1º de Maio, o público experimentou atividades que não se vê todo dia. O pequeno Éder Júnior, do bairro Floresta, aproveitou a oportunidade do evento e até mudou o corte de cabelo. Acompanhado do pai, Éder Silva, ele estilizou o penteado com um estilo muito próprio da temática Hip Hop. “Este evento é muito fera, e hoje está ainda melhor. Ele até demorou pra acontecer de novo. É preciso apoiar todo tipo de cultura na cidade”, comentou Éder Silva.
Shows
Enquanto o final da tarde dava espaço para uma noite agradável, o palco da Praça recebeu a apresentação da música oficial do projeto Partiu Cultura, que levou a cultura hip hop para a EMEF Nicolau Anselmo Wecker. Nele, o rapper, educador, pesquisador, escritor e palestrante Chiquinho Divilas, que também lidera o grupo Rapajador, apresentou ao público a música composta no projeto escolar. Em seguida, o próprio grupo Rapajador trouxe a mistura da música urbana com a tradicionalista, mostrando que rap e hip hop combinam com qualquer vertente musical, principalmente a gaita gaúcha. O auge da apresentação contou com toda praça cantando o clássico “Rap da Felicidade”.
Em seguida, o palco foi tomado pelo grupo estanciense Cria do Mudo. Misturando diversas vertentes do rap, hip hop, bboys e beatbox, o grupo movimentou o público, convidando a todos para cantar e repensar o mundo em que vivemos. “Agradecemos a todos presentes e agradecemos o espaço que a Prefeitura nos deu. A cultura hip hop vive”, citou o líder do projeto e vocalista, Big Rasta.
MC Marechal emocionou o público
Tudo encerrou com a presença de um dos maiores nomes do rap nacional: Rodrigo Cerqueira de Souza Machado Vieira, mais conhecido MC Marechal. O rapper, compositor, produtor, apresentador e ativista emocionou o público já com a noite tomando conta da praça. Mostrando a humildade e liderança social que lhe rendeu seu lugar no hall dos melhores do Brasil, ele montou seu set list conversando diretamente com o público, fazendo com que todas as composições fossem seguidas de um coro completo ao redor do palco. “Humildade, consciência e música. Obrigado por essa noite especial Estância Velha”, agradeceu o MC.
Data de publicação: 12/11/2024
Créditos: Robson Nunes/PMEV
Créditos das Fotos: Robson Nunes/PMEV