A obra de qualificação da Avenida Presidente Vargas, que está mudando a cara da entrada de Estância Velha, ganhou um reforço muito simbólico esta semana.

A obra de qualificação da Avenida Presidente Vargas, que está mudando a cara da entrada de Estância Velha, ganhou um reforço muito simbólico esta semana. Isso porque a Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (SEMAPA) e Educação e Cultura (SEMEC), organizou um verdadeiro mutirão para o plantio de ipês ao longo dos dois quilômetros de extensão do canteiro central do novo empreendimento. Para reforçar o sentimento de pertencimento e cuidado com a cidade, centenas de estudantes da rede municipal se uniram neste plantio. Em três dias, serão plantados 525 mudas da espécie, mesclando 175 ipês brancos e 350 amarelos.

Conforme a secretária da SEMAPA, Viviane Diogo, a atividade, além de encaminhar os retoques finais de uma das principais obras já realizadas no Município, tem o objetivo de criar uma consciência ecológica e de carinho com a cidade, que em setembro celebra seus 65 anos. “Estamos chegando na primavera e na Semana de Estância Velha e nada melhor do que reforçar nosso carinho pela cidade do que a participação direta de quem estará aqui ajudando a construir o futuro dela”, comenta.

Na quarta-feira, dia 21 de agosto, 200 alunos (grupos divididos entre as EMEFs Otávio Rocha, Selvino Ritter e Germano Dauerheimer) acomodaram as espécies no percurso da Avenida, que prometem colorir o cenário de um novo cartão postal da cidade. Na quinta-feira, 22, será a vez de grupos das EMEFs Fernando Ferrari, Nicolau Anselmo Wecker, Raios do Sol Nascente, Ervino Arthur Ritter, Reinato Enio Trein e Walter Jacob Bauermann. Já na sexta-feira, dia 23, estão previstas as participações de alunos da Estação Ecologia, EMEFs Marechal Cândido Rondon e Érico Veríssimo, EMEIs Rincão dos Gauchinhos e Recando do Floresta, somando mais 475 participações. O plantio é separado sempre em turnos: manhã das 8h30 às 10h e tarde, das 14h às 15h30.

A obra
A primeira parte da renovação da Avenida Presidente Vargas está recebendo um investimento histórico de R$ 7.306.194,06, oriundos de uma indenização do condomínio Horizon. O valor foi determinado conforme termo de compromisso firmado com o Ministério Público e está homologado pela Lei 2.661 de 2022. Ao todo, são dois quilômetros de extensão. A empresa vencedora da licitação é a Eurovia Construtora Ltda.

A qualificação prevê:
- Aumento do canteiro central para 6 metros;
- Ciclovia;
- Pista de caminhada/caminhódromo;
- Plantio de árvores e ambientação;
- Nova iluminação;
- Asfalto novo
- Estacionamentos;
- Duas rotatórias;
- Retirada da sinaleira (do Hollywood)
- Sinalização de trânsito e marcações

Fonte: PMEV

Data de publicação: 22/08/2024

Créditos: Robson Nunes

Créditos das Fotos: Luiz Felipe Backendorf (DECOM/PMEV)