No Município a coleta seletiva ocorre desde 1993. Confira mais detalhes!
A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos estancienses, está sempre atenta ao serviço prestado pela empresa responsável pela coleta do lixo, a fim de preservar o meio ambiente. A Coleta Seletiva em Estância Velha é realizada e incentivada desde a década de 90. O município começou a implantação de coleta seletiva em 1993, e a partir daí, vem aprimorando o processo. O município executa diariamente a coleta seletiva dos resíduos sólidos orgânicos sujeitos à putrefação e que produzem maus odores e riscos à saúde pública. Da mesma forma, o cronograma contempla o recolhimento de resíduos secos passíveis de triagem por uma cooperativa de catadores.
Coleta Seletiva
A coleta seletiva é a separação de resíduos sólidos por tipo de material, para que possam ser reciclados. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos e metais. É uma prática fundamental para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos contribui para dar sobrevida ao aterro sanitário, que ocupa grandes áreas de solo e tem um elevado custo de operacionalização, além de acabar com poluição tóxica que contamina solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.
A coleta é efetuada conforme o cronograma de dias e bairros específicos para cada tipo de resíduo: Seco ou Orgânico. “É muito importante que todos entendam a importância da separação do lixo e observem o descarte nos dias certos em cada bairro. Desta forma nossa cidade fica mais limpa e todos ajudamos a preservar o meio ambiente”, explica a secretária da SEMAPA, Viviane Diogo.
Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão deve ser encaminhado para a Prefeitura pelo telefone (51) 3561-4050, solicitando pela SEMAPA.
Data de publicação: 27/03/2025
Créditos: Sandra Costa/PMEV
Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV