Junto com Ivoti, Dois Irmãos e Lindolfo Collor, equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras auxiliaram na limpeza de cidades atingidas pelas enchentes, como Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Mais uma vez mostrando toda sua solidariedade com os municípios vizinhos, Estância Velha fez parte neste sábado, dia 1º de junho, de uma verdadeira força-tarefa para auxiliar na limpeza dos municípios vizinhos mais atingidos. Logo às 6 horas da manhã, uma caravana se formou às margens da BR-116 rumo a Novo Hamburgo e São Leopoldo. Ao todo foram reunidas 10 retroescavadeiras e 25 caminhões, somando frotas das Prefeituras de Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter e Lindolfo Collor.

Conforme o prefeito Diego Francisco, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEOSU), junto com a Defesa Civil, deslocou três retroescavadeiras e quatro caminhões. “Depois de abrigarmos quase 800 pessoas em nossa cidade, agora vamos ajudar nesse segundo passo, que é o de reconstrução e de volta às casas das pessoas atingidas pela enchente”, explica. O mutirão levou mais segurança e esperança para localidades como o bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e Santos Dumont, em São Leopoldo. O titular da SEOSU, Lírio Gomes, que já tinha participado de resgates com barco em algumas dessas localidades, saudou o esforço dos componentes de sua pasta. “Temos uma equipe muito guerreira e esforçada, o que muito nos orgulha num momento como esse”, citou.

Abrigos encerraram suas atividades

Durante praticamente todo o mês de maio, Estância Velha abrigou cerca de 800 pessoas de Novo Hamburgo e São Leopoldo com quatro abrigos. Deste total, três foram voluntários e um organizado pela Administração. Contando com o essencial apoio de secretarias municipais e estancienses voluntários, eles foram suporte para famílias que começaram a voltar para suas casas e cidades de origem assim que os níveis dos rios e das cheias permitiram. No mesmo período, Estância Velha organizou um grande centro de arrecadações nos pavilhões da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). Recebendo donativos de todo o Brasil, o material serviu para abastecer os abrigos e famílias atingidas. O material que restou também será encaminhado para as cidades que continuam necessitando.

Data de publicação: 01/06/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV