A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos estancienses, tem cobrado da empresa responsável a regularidade da Coleta Seletiva no município. “Houveram alguns contratempos na coleta por conta da situação de calamidade das cidades vizinhas que recebem os resíduos recolhidos em Estância Velha, porém o serviço já está normalizado”, explica a secretária da SEMAPA, Viviane Diogo. Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão deve ser encaminhado para a empresa pelo telefone 0800-6471107 ou para a Prefeitura, pelo telefone (51) 3561-4050, solicitando pela SEMAPA.

A Coleta Seletiva em Estância Velha é realizada e incentivada desde a década de 90. O município começou a implantação de coleta seletiva em 1993, e a partir daí vem aprimorando o processo. O município executa diariamente a coleta seletiva dos resíduos sólidos orgânicos sujeitos à putrefação e que produzem maus odores e riscos à saúde pública. Da mesma forma, o cronograma contempla o recolhimento de resíduos secos passíveis de triagem por uma cooperativa de catadores.

Coleta Seletiva
Coleta Seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos e metais. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui dar sobrevida ao aterro sanitário, que além de ocupar área áreas de solo e ter um elevado custo de operacionalização, além de acabar com poluição tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.

Data de publicação: 24/05/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa (PMEV)