Em meio ao caos vivido no Rio Grande do Sul, o voluntariado vem se sobressaindo, auxiliando aqueles que mais precisam em um momento de desamparo. Com as chuvas insistentes e o repique das cheias no Rio dos Sinos, Caí, Jacuí e Guaíba, ainda não se tem certeza sobre quanto tempo os inúmeros abrigos abertos oficialmente ou voluntariamente ainda precisarão funcionar. A consequência disso é que voluntários e trabalhadores de áreas importantes aos poucos vão se sentindo sobrecarregados. Para tratar do tema e melhorar fluxos e sistemas de trabalho, a organização Nova Acrópole vem ajudando a Prefeitura de Estância Velha em seus quatro abrigos espalhados na cidade.

“Estamos em um momento de grande união e de superar dificuldades. Mais do que isso, aprender com elas, afinal, voluntariado é sinônimo de aprendizado. Queremos usar a boa vontade de forma eficaz para que todos se sintam úteis, amparados e não tenhamos nenhum laço enfraquecido”, explica Gerson Siegmund, um dos voluntários da organização. Para isso, a Nova Acrópole iniciou esta semana, em parceria com a prefeitura, uma série de encontros para encarar esses desafios. Eles estão sendo realizados no auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Prefeitura). “Precisamos de um tempo para entender tudo que está se passando, e aos poucos tendo mais ordem e organização em um ambiente ainda conturbado, mas que ainda precisa da força do voluntariado”, completa Siegmund.

Prefeitura tem cadastro aberto

Para auxiliar em todo o tipo de necessidade para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Estância Velha está cadastrando voluntários e entidades para que possam ajudar em vários tipos de necessidades.

Confira:

Cadastro para Prestadores de Serviços Voluntários:

Cadastro Reserva de Voluntários:

Data de publicação: 14/05/2024

Créditos: Robson Nunes