As ações de monitoramento também constataram uma expressiva redução de ovos do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está intensificando suas estratégias no combate à dengue. Com ações pontuais, coordenadas pela equipe de Vigilância em Saúde (Visa), estão sendo monitorados pontos com armadilhas para o mosquito, assim como pulverizações e visitas em domicílios.

No último sábado, dia 29 de março, a ação de pulverização contemplou diversos locais, em bairros como Rincão Gaúcho, Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente, Floresta, Centro, União, Campo Grande, Lago Azul, Bela Vista, União e das Rosas. “Tivemos uma redução significativa em nossa cidade este ano, mesmo assim, todos precisam ficar alerta para evitar que o mosquito possa se proliferar”, descreve o secretário de Saúde, Yuri Campos.

Conforme dados da Visa, este ano Estância Velha não registrou nenhum caso positivo da doença. As ações de monitoramento também constataram uma expressiva redução de ovos do mosquito Aedes aegypti. Conforme a coordenadora do setor, Eliane Fleck, março registrou uma redução de até 34% na comparação com fevereiro. “Este ano o trabalho das equipes de campo coletou 378 depósitos com larvas, enquanto no mesmo período do ano passado esse índice ultrapassou 3500”, aponta.

Como eliminar a doença?
O principal meio de eliminar a doença é reduzir os criadouros de mosquito. “A população precisa ser nossa aliada nesse trabalho. Não podemos nos descuidar”, reforça o secretário de saúde. A Visa tem realizado o trabalho contínuo de visitas, orientação e pulverização. “Os trabalhos têm trazido um resultado muito expressivo na nossa comunidade, pois chegamos no mês de abril sem dengue em Estância Velha”. Além das rotinas de visitas casa a casa, a Visa tem programado para as próximas semanas uma nova aplicação do BRI - Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), técnica de prevenção da dengue que consiste na aplicação de inseticida em superfícies internas de imóveis - em locais de grande circulação previamente cadastradas.

Números da Dengue em Estância Velha 2025:
Casos positivos: 0
Número de ovos nas armadilhas monitoradas:
Janeiro: 1.733 ovos
Fevereiro: 3.993
Março: 2.637

Fonte: PMEV

Data de publicação: 02/04/2025

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV