Os recursos são oriundos da articulação junto ao Governo Estadual, que se mostrou parceiro do projeto desde o início.

A Prefeitura de Estância Velha lançou o edital de licitação do novo anexo do Hospital Municipal Getúlio Vargas. O documento foi assinado pelo prefeito Diego Francisco e busca abrir o processo legal que vai selecionar a empresa que será responsável pela obra. Em dezembro de 2024, a Prefeitura garantiu, por meio de portaria estadual, o aporte de R$ 10 milhões para a obra. A estimativa é de que os envelopes sejam abertos até dia 26 de março. “Esse é mais um grande passo que damos na qualificação da saúde de nossa cidade. Nosso hospital e nossa gente merecem”, aponta Diego.

Os recursos são oriundos da articulação do prefeito junto ao Governo Estadual, que se mostrou parceiro do projeto desde o início. “Quero parabenizar a atual gestão, que sempre foi destaque em seus projetos e desejos na área da saúde. É nosso compromisso melhorar a saúde para todos os gaúchos”, descreve a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. O novo anexo vai garantir melhores condições e aumentar a capacidade de atendimento da cidade.

“Nosso hospital precisa de um olhar especial, afinal são muitos anos sem que ele receba investimentos para sua modernização. Agora teremos uma ampliação expressiva, com novo espaço de atendimento imediato e uma nova estação de energia e central de gases medicinais”, descreve o prefeito Diego Francisco.

Um novo hospital
O novo anexo terá 1.734,90m² (parte do térreo), mas o projeto ainda prevê uma nova ampliação para que se chegue aos 3.049,40m², com mais dois andares. Todos os projetos estão de acordo com as normas da Anvisa, Vigilância Sanitária e RDC 50/2002. Com a nova estrutura, a área do hospital atual onde fica a emergência será transformada em área de apoio e administrativas.

Detalhes da obra:
Estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (Emergência):
Espera para adultos e para pediatria
6 consultórios
8 leitos de observação para adultos
2 quartos de isolamento com banheiros
3 leitos de observação pediátricos
2 leitos na sala vermelha
7 poltronas de aplicação de medicamentos
4 poltronas de aplicação de medicamentos pediátrico
3 poltronas de inalação
2 salas de suturas e curativos
1 sala de gesso e redução de fraturas
Áreas de apoio
A emergência terá 705m²

Unidade de Imagenologia:
2 salas de ultrassonografia
1 sala de Raio-X
1 sala de eletrocardiograma
1 Sala de Tomografia
1 sala de recuperação e preparo de pacientes com 3 leitos
Áreas de apoio
A imagenologia terá 328m²

Fonte: PMEV

Data de publicação: 21/02/2025

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Cleberton Baruffi/Decom PMEV