A nova ESF foi criada no Campo Grande que agora conta com duas equipes

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), ampliou o número de Equipes de Saúde da Família no município. A partir do diagnóstico da atenção básica realizado no ano de 2021, onde foi avaliado o quantitativo de equipes de acordo com o território atual da cidade, assim como áreas descobertas, e áreas de maior vulnerabilidade social, a medida de ampliação de equipes foi planejada no Plano Municipal de Saúde 2022/2025. Com isso, desde março deste ano a Unidade de Saúde da Família do bairro Campo Grande conta com uma nova equipe. Agora, são duas ESFs trabalhando nesta comunidade. Cada Equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um agente de saúde.

Desde o ano de 2008 Estância Velha não realizava o diagnóstico que permite o aumento e qualificação das ESFs. Consequentemente, o Município não ampliou o número de equipes neste período. No ano de 2021, Estância Velha contava com oito Equipes de Saúde da Família (ESFs) e uma de Atenção Primária (EAF) na Nova Estância. Já em agosto de 2021, as equipes foram ampliadas com a inauguração da UBS Lago Azul. “Conforme o diagnóstico realizado, sabíamos da necessidade de mais equipes atendendo a população. Trabalhamos muito e seguimos trabalhando para oferecer à nossa comunidade cada vez mais qualidade na saúde pública”, explica o prefeito Diego Francisco.

Na tarde do dia 12 de junho, o prefeito, junto com o secretário de Saúde, Alonso Estevan, e a coordenadora da Atenção Básica do município, Patrícia Flores Rocha, visitou a USF do Campo Grande. Na recepção, as equipes foram apresentadas. “Foi muito importante para a comunidade do Campo Grande a criação da segunda equipe, assim ampliamos o acesso e qualificamos o serviço”, afirmou a coordenadora da ESF Campo Grande 2, Andreza Samara Córdova da Silva.

Duas Equipes no Campo Grande
Durante o ano de 2023 foi organizado todo o processo de territorialização, a fim de delimitar o território de cada equipe, assim como a contratação de pessoal e adesão ao Programa Médicos pelo Brasil, para compor a segunda equipe no Campo Grande. Foi necessário também a aquisição de mais equipamentos e adequação da estrutura física das salas para a nova equipe. O secretário de Saúde Alonso Estevan informa que nos próximos meses a previsão é da criação de mais uma Equipe de Saúde da Família no bairro Rincão dos Ilhéus.

Data de publicação: 20/06/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV