Neste mês os Postos Bela Vista e Rincão 2 são os responsáveis por formar os grupos de doadores

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, uma ação que pode salvar até quatro vidas. A doação de sangue é um ato de solidariedade e altruísmo, que auxilia na manutenção dos estoques dos bancos de sangue do Hospital Municipal Getúlio Vargas, principalmente durante o inverno, quando as doações tendem a diminuir. Com o objetivo de engajamento na campanha, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove a ação da formação de grupos para doarem sangue em dois Postos de Saúde do Município.

A ação acontece na próxima terça-feira, 25 de junho, com interessados inscritos nos Postos de Saúde do Bela Vista e do Rincão dos Ilhéus 2. Para participar dos grupos os interessados podem realizar as inscrições direto nestes Postos de Saúde. Os doadores serão transportados pela Prefeitura, receberão lanche após a doação, além de atestado para o dia. A saída do grupo acontece nas Unidades de Saúde, Bela Vista (saída às 6h30) e Rincão 2 (saída às 6h45). “Importante destacar que somente o sangue doado ao Hemocentro de Porto Alegre pode ser destinado ao Hospital Municipal Getúlio Vargas”, explica Patrícia Rocha, coordenadora da Atenção Básica do município.

Por que doar sangue?
Salva vidas: Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
É rápido e seguro: O processo de doação dura cerca de 40 minutos, incluindo a triagem, e é realizado em condições de total segurança.
Benefícios para o doador: Doar sangue pode ajudar a manter níveis adequados de ferro no corpo e promover uma renovação do sangue.

Requisitos para ser doador
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial

Serviço: Doação de Sangue no Hemocentro (transporte pela Prefeitura)
Unidades Responsáveis: Posto Bela Vista e Posto Rincão 2
Inscrições: Nos dois postos de saúde