Postos de Saúde realizam trabalhos em grupos ou atendimentos individuais sobre o tema

Com base no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), mantém atividades regulares pela cessação do tabagismo em toda a Rede Básica de Saúde. Conforme Alonso Estevan, secretário de Saúde do município, todas as unidades trabalham com o programa nacional de cessação do tabagismo. “Algumas fazem os grupos, outras fazem o atendimento individual, todos com a mesma proposta”, destaca.

Recentemente a Unidade de Saúde Rincão dos Ilhéus 2 trabalhou sobre o tema com um grupo de pessoas interessadas. “O tratamento contempla quatro sessões e mais uma de manutenção e o resultado tem sido muito positivo”, explica Patrícia Rocha, coordenadora da Atenção Básica do município. Os grupos são criados conforme a procura nas unidades de saúde do Município.

Dia Mundial Sem Tabaco
O uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas. A atuação governamental, no nível federal, começou a institucionalizar-se em 1985 com a constituição do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo no Brasil e, em 1986, com a criação do Programa Nacional de Combate ao Fumo. No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar toda a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Câncer de Boca
O dia 31 de maio também remete ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Boca, sendo o tabaco uma das principais causas da doença. O hábito de fumar pode desencadear diversas doenças graves, incluindo o CA de boca. Toda lesão em boca com mais de 15 dias de duração deverá ser avaliada por um Cirurgião-Dentista. O cigarro convencional, o eletrônico, narguilé ou demais produtos contendo tabaco são os principais fatores de risco para o CA de boca. “É importante alertar os jovens de que o uso do cigarro eletrônico, que está bem na moda, é mais danoso que o cigarro convencional”, alerta Patrícia.

Data de publicação: 04/06/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV