Prefeitura assinou nesta segunda-feira, dia 24, no Palácio Piratini, um Termo de Cooperação do Impulsiona RS.

Em um ato oficial do Governo do Estado, no Palácio Piratini, o prefeito Diego Francisco assinou na segunda-feira, dia 24 de março, o Termo de Cooperação para efetivar projetos de parcerias público-privadas (PPPs). Com isso, Estância Velha levará adiante seu projeto para a renovação de 100% da iluminação pública na cidade. A atividade contou com a presença do governador Eduardo Leite. Também fizeram parte da comitiva estanciense o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Deivid Aguiar, e o diretor de projetos e captação de recursos, Renan Mallmann. Cidades como Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Rio Grande e Viamão também fizeram parte da ação, que faz parte do programa  Impulsiona RS, coordenado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.


Depois da assinatura, Estância Velha recebeu o estudo de pré-viabilidade da PPP pretendida. “Esse é mais um passo importante para trazer mais segurança, eficiência e desenvolvimento para nossa cidade”, apontou Diego. Nas PPPs, o Município recebe o investimento e repassa para a iniciativa privada, que se compromete em resolver determinado problema ou melhorar situações específicas para a comunidade. Depois disso, com a solução já entregue, o pagamento é feito de forma parcelada. “Assim temos agilidade nas soluções e respiro nos investimentos”, completa o prefeito. Agora, com o estudo que deu aval à PPP, a Prefeitura vai efetivar a parceria e buscar uma empresa que se adeque às necessidades e exigências do estudo.


Segundo o secretário de Obras, Deivid Aguiar, com o Impulsiona RS, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEOSU) terá apoio para projetos e estudos de concessão e parcerias público privadas PPP’s dos serviços de iluminação pública. “Isso pode incluir implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede elétrica”, detalha.

Data de publicação: 24/03/2025

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Cleberton Baruffi/PMEV