Mais uma edição do CastrAção, programa da Prefeitura de Estância Velha, aconteceu esta semana.
O programa de castração busca controlar a população de animais na cidade, além de garantir mais saúde para os pets. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Causa Animal, que faz parte da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), em colaboração com clínicas veterinárias conveniadas. Nesta edição também foram encaminhados oito cães resgatados das enchentes que estavam em um abrigo. “O ideal é manter a frequência das castrações em conjunto com as adoções e vacinações, para que haja menos animais na rua abandonados e mais animais saudáveis em lares amorosos”, explica o secretário da SESEBE, Renan Mallmann.
Castrações em 2024
O CastrAção, no ano de 2024, encaminhou 342 animais para a cirurgia. O mês que bateu o recorde foi abril, que registrou o número de 77 procedimentos entre cães e gatos. O evento é realizado pelo menos uma vez ao mês, sempre de forma previamente agendada.
Quem tem direito e como solicitar a castração em Estância Velha?
Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.
Feira de Adoção
No último sábado, 17 de agosto, ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos. A feira é uma ação que tem como objetivo proporcionar a animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, um lar para a vida. A edição mais recente registrou a adoção responsável de 11 animais, sendo 10 cães filhotes e um gato filhote. Entre os adotantes estavam moradores de Portão e Araricá. O evento volta para a Praça Leonel Brizola no sábado, das 9 às 12 horas.
Fonte: PMEV
Data de publicação: 20/08/2024
Créditos: Robson Nunes
Créditos das Fotos: Luiz Felipe Backendorf/DECOM