Em apenas sete meses, feiras já registraram mais adoções do que em todo ano de 2023

O estanciense já sabe: todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro, acontece a Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura, ação organizada pela Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) e pelo Departamento da Causa Animal. Algo que a comunidade ainda não sabe, é que em apenas sete meses da ação em 2024, foram registradas mais adoções do que o ano de 2023 inteiro. O primeiro semestre de 2024 contou com 395 animais que ganharam um novo lar, sendo 250 cães e 145 gatos. No ano anterior, ao todo, foram computadas 350 adoções.

O mês de março de 2024 mantinha seu recorde de maior número de adoções por mês, contando com 66 animais que foram encaminhados de forma responsável para uma nova vida. Porém, três meses depois, o mês de junho conseguiu superar esta marca. Agora, junho é dono do recorde de maior número de adoções em apenas um mês em Estância Velha, com 68 animais adotados.

“Estância Velha foca bastante no bem-estar animal, com as feiras de adoções, as campanhas de vacinação e até mesmo com as castrações. Nossa cidade virou referência na área”, destaca o Secretário da SESEBE, Renan Mallmann. As feiras de adoção fazem parte das políticas públicas do Município para o controle e bem-estar animal. Cada adotante é catalogado e tem garantida a castração de seu novo pet. As feiras disponibilizam cães e gatos que são resgatados pelo Departamento da Causa Animal da Prefeitura, sendo ninhadas abandonadas ou animais vítimas de maus tratos.

Abandono é crime
Desde 1998, o abandono de animais é considerado crime no Brasil, conforme a Lei Federal 9.605/98. Para compreender a razão pela qual o abandono é visto como uma forma de maus-tratos, é importante lembrar que os animais são seres sencientes, ou seja, têm a capacidade de sentir emoções como medo, tristeza e felicidade. Quando um animal é abandonado, ele sofre tanto psicologicamente quanto fisicamente, uma vez que não consegue buscar alimento, água e abrigo por conta própria. Para denunciar casos de maus-tratos e abandono, entre em contato com a Guarda Municipal através do telefone 3561-9278.

Castração
Além das feiras de adoções e das campanhas de imunização, a Prefeitura de Estância Velha também oferece castrações. A campanha promove o controle populacional de animais domésticos no município, além de proporcionar mais saúde para os bichinhos. Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Próxima edição
A tradicional feira de adoção de Estância Velha é realizada todos os sábados, sempre das 9 às 12 horas, na Praça Leonel Brizola, no Centro da cidade. No local são oferecidos animais resgatados de ninhadas abandonadas e vítimas de maus tratos acolhidos pelo Departamento da Causa Animal. Todos os animais adotados têm garantidas a castração e chipagem. Em caso de chuva, a feira é transferida para o PAC, também no Centro.

Quadro de adoções
Janeiro - 60
Fevereiro - 56
Março - 66
Abril - 36
Maio - 51
Junho - 68
Julho - 58
Total - 395

2023
350 adoções

Fonte: PMEV

Data de publicação: 02/08/2024

Créditos: Robson Nunes

Créditos das Fotos: Arquivo/DECOM-PMEV