Em 2024, já foram 767 animais vacinados contra zoonoses em apenas seis meses

A Prefeitura de Estância Velha quase dobrou o número de vacinas aplicadas em cães e gatos em 2024. Com os números da edição de sábado, dia 22 de junho, a campanha que previne zoonoses no Município bateu seu recorde, chegando a marca de 767 animais imunizados este ano em apenas seis meses. A campanha permanente é administrada pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE). Nas últimas edições, o evento vem ocorrendo junto da tradicional Feira de Adoção de Cães e Gatos, nos sábados pela manhã, na Praça Leonel Brizola.

Para imunizar os 767 animais foram necessárias oito edições da campanha. Cinco delas foram descentralizadas, contemplando locais como a Vila Seca, a Praça Dário Haupenthal, Vila Perimetral, bairros Floresta e Campo Grande. Em 2023 foram 458 animais imunizados, dentro do período de sete edições. “É importante para a cidade esses grandes números em relação à saúde animal, pois as zoonoses fazem parte de um ciclo de cuidado e atenção para os pets de Estância Velha”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck.

A campanha de vacinação é realizada periodicamente e serve para prevenir zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas - e outras doenças para os pets.
Nestas ações são oferecidas as vacinas antirrábica, para cães e gatos acima de três meses de vida, e polivalente múltipla, para os cães. Este último imunizante protege os animais contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavírose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Para participar, basta apresentar comprovante de residência em Estância Velha e documento de identificação.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 26/06/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Arquivo/DECOM-PMEV