A “CastrAção” oferecida pela Prefeitura é garantida para todos tutores que adotam mascotes nas feiras semanais

A Prefeitura de Estância Velha realizou no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC), nos dias 6 e 10 de junho, mais duas edições do “CastrAção”, o programa que proporciona o controle populacional de animais domésticos no município e mais saúde aos bichinhos de estimação. A ação é desenvolvida pelo Departamento de Causa Animal, vinculada à Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), e pelas clínicas veterinárias parceiras. As duas últimas edições registraram o encaminhamento de 75 pets para a castração. "Esperamos pelo menos uma vez ao mês realizar essas atividades para auxiliar a comunidade e, claro, os nossos bichinhos”, relata o secretário da SESEBE, Renan Mallmann.

A “CastrAção” oferecida pela Prefeitura é gratuita e o bichinho recebe junto a chipagem. Participaram da ação três clínicas do município (Vivivet, Bicharada e Patas do Mundo), dependendo da situação, um exame prévio no animal era realizado, para então ser realizado o agendamento para a cirurgia.

Chipagem
Todos os cães e gatos que forem castrados com a Prefeitura, na hora da cirurgia terão implantados o “microchip pet”. O aparelho é do tamanho de um grão de arroz e tem a função de armazenar informações sobre o pet, como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e até mesmo dados do tutor. O chip é importante para casos de abandono no qual é possível identificar o autor. Vale ressaltar que o chip não faz rastreamento em tempo real, ele apenas serve como um identificador.

Quem tem direito e como solicitar a castração em Estância Velha?
Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Data de publicação: 13/06/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Júlia Monteiro(PMEV)