Abertura oficial contou com Orquestra e apresentação da dupla Israel & Rodolfo. Festejos seguem até dia 11 de maio.
A cerimônia de abertura este ano foi realizada no salão nobre da Sociedade de Canto União. O espaço ficou lotado para que os participantes pudessem assistir a Orquestra Winterschneise BlasKapelle-WBK e Coro Masculino de Bom Princípio, que contaram A Saga dos Imigrantes Alemães no Brasil. Em seguida, as autoridades deram início aos festejos, relembrando a força do povo gaúcho e a superação após as enchentes de 2024, uma das maiores tragédias que já abateu o Estado. “Lembro que tudo aconteceu logo após o nosso Kerb. Mas com muita força superamos as barreiras. Estância Velha não foi afetada, mas conseguiu ajudar diretamente mais de 1500 pessoas que perderam suas casas”, lembrou o prefeito Diego Francisco. “Agora, vamos olhar pra frente, com o olhar cada vez mais solidário, e aproveitar o nosso Kerb para vivermos momentos de muita alegria e integração”, citou.
Em seguida, o vice-governador Gabriel Souza, também destacou a resiliência do povo gaúcho, e relembrou a parceria com Estância Velha. “O governo do Estado vem auxiliando muito a cidade, com R$ 4 milhões de pavimentações já concluídas, e em breve, queremos voltar aqui para inaugurar o novo anexo do Hospital Getúlio Vargas, em um investimento de R$ 10 milhões”, relembrou.
Alegria, público e shows
Os Reis do Kerb do ano passado, Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich, também saudaram o público. “É uma honra muito grande pra nós. Visitamos mais de 30 cidades levando o nome da nossa cidade. Agora queremos que todos tenham uma ótima festa”, citou Luana. Os Reis deste ano, Marlon Evandro Diel e Dariana Oliveira Diel, que recebem a faixa oficialmente no domingo, dia 4, também não esconderam a emoção. “Temos orgulho das nossas origens aqui de Estância e queremos levar a alegria da nossa cidade para todos. Sejam muito bem-vindos ao 42º Festival de Kerb”, disse.
Após a cerimônia de abertura, a Bandinha Municipal levou as comitivas e os grupos de camiseta até o PAC, que lotado, prestigiou as apresentações da dupla Paulinho e Fábio e o show nacional da dupla Israel & Rodolfo. A alegria tomou conta do público que cantou juntos hits como “Bombonzinho”, “Arruma um Bão” e “Não, Mas Quase”.
ATIVIDADES PARALELAS DURANTE O FESTIVAL DE KERB 2025:
Gastronomia típica e Praça de Alimentação
Museu do Kerb
Danças folclóricas
Bandinhas típicas
Bandas de baile
Concurso cultural de chopp em metro
Concurso cultural da melhor cuca
Jogos Germânicos dos Grupos de Camiseta
Concurso cultural da Casa e do Comércio de Kerb
Casa dos Reis de Kerb
Festwagen
Desfile Temático
Confira a programação dos próximos dias:
02/05/2025 – SEXTA-FEIRA
18h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, artesanato, praça de alimentação, Feira do Produtor e Museu do Kerb
18h - Bandinha Típica Periquito - Itinerante
20h - Bibiana Bolacell (Palco Principal - PAC)
22h - Corpo e Alma (Palco Principal - PAC)
03/05/2025 – SÁBADO
8h - Feira do Produtor Rural – Entrada gratuita
8h - Feira de Artesanato – Entrada gratuita
8h - Bandinha Típica Municipal
9h - Vem Brincar no Kerb Local: PAC
13h30 - Desfile Temático de Kerb: A Origem (Local: Caminhódromo da Av. Presidente Vargas)
14h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, praça de alimentação e Museu do Kerb
15h - Bandinha Típica Periquito - Itinerante
15h30 - Banda Portal New (Palco Principal - PAC)
18h - Banda Passarela (Palco Principal - PAC)
20h - Luiz Henrique e Renan (Palco Principal - PAC)
22h30 - Banda Black Tie (Palco Principal - PAC)
00h - DJ Baruffi (Palco Principal - PAC)
04/05/2025 – DOMINGO
8h - Feira do Produtor Rural – Entrada gratuita
8h - Feira de Artesanato – Entrada gratuita
9h - Culto ecumênico de Kerb na IECLB
12h - Transmissão da faixa ao novo casal reis do Kerb e abertura do primeiro barril de chopp e Almoço oficial de Kerb na Comunidade Evangélica (Local: OASE – IECLB)
14h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, praça de alimentação e Museu do Kerb
15h - Apresentações de dança de Grupos Folclóricos Alemães (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
15h30 - Grupo Festerê (Palco Principal - PAC)
17h - Concurso de chopp em metro (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
18h - Concurso Gastronômico “A melhor cuca da cidade!” (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
19h - Paulinho Mocelin (Palco Principal - PAC)
21h30 - Os Montanari (Palco Principal - PAC)
07/05/2025 – QUARTA-FEIRA
12h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, artesanato, praça de alimentação, Feira do Produtor e Museu do Kerb
13h - Baile da melhor idade com Grupo Conviver - Banda Baila Baila (Local: PAC)
08/05/2025 – QUINTA-FEIRA
13h - Baile de Kerb da APAE (Local: Sociedade Canto Lyra)
19h - Encontro de Carros Antigos - Platinados Old Club Estância Velha (Local: Rua Portão, ao lado da Praça 1° de Maio)
09/05/2025 – SEXTA-FEIRA
17h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, artesanato, praça de alimentação, Feira do Produtor e Museu do Kerb
17h - Bandinha Típica Periquito - Itinerante
20h - Lucas e Felipe (Palco Principal - PAC)
22h - Banda Rainha Musical (Palco Principal - PAC)
10/05/2025 – SÁBADO
7h30 às 12h - Premiação do Concurso Casa e Comércio do Kerb com desfile da comitiva e Festwagen
8h - Feira do Produtor Rural – Entrada gratuita
8h - Feira de Artesanato – Entrada gratuita
8h - Bandinha Típica Municipal
9h - Jogos Germânicos das escolas da rede municipal (Local: PAC)
14h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, praça de alimentação e Museu do Kerb
13h30 - Jogos Germânicos dos Grupos de Camiseta (Local: PAC)
15h30 - Banda 0800 (Palco Principal - PAC)
17h - Concurso de chopp em metro (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
17h30 - Polonaise (Palco Principal - PAC)
18h - Os Atuais (Palco Principal - PAC)
20h - Banda Indústria Musical (Palco Principal - PAC)
22h - Baile de Kerb de volta às origens (Local: Sociedade Canto Lyra)
22h - Pagode do Madre (Palco Principal - PAC)
23h30 - DJ Pava (Palco Principal - PAC)
11/05/2025 – DOMINGO
8h - Feira do Produtor Rural – Entrada gratuita
8h - Feira de Artesanato – Entrada gratuita
8h - Missa rezada em alemão (Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus)
14h - Abertura da bilheteria e portões do evento, dos espaços de comércio, praça de alimentação e Museu do Kerb
15h - Apresentações de dança de Grupos Folclóricos Alemães (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
15h30 - Banda Nave Som (Palco Principal - PAC)
17h - Concurso de chopp em metro (Local: Palco da Praça 1º de Maio)
18h - Banda Brilha Som (Palco Principal - PAC)
20h30 - Super Banda Choppão (Palco Principal - PAC)
18/05/2025 – DOMINGO
12h - Almoço de Re-Kerb (Local: Sociedade Chimarrão)
24/05/2025 – SÁBADO
20h - Jantar baile de Re-Kerb (Local: Comunidade do Campo Grande)
Fonte: PMEV
Data de publicação: 02/05/2025
Créditos: Robson Nunes/PMEV
Créditos das Fotos: Marco Federhen/Especial Festival de Kerb