Estância Velha segue no auxílio para municípios vizinhos afetados pela maior enchente já registrada na história do Rio Grande do Sul. Ao todo são quatro abrigos oficiais na cidade, que abrigam cerca de 500 pessoas. O principal deles fica no Ginásio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Centro. Por lá, a equipe da Prefeitura, ao lado de voluntários e membros da comunidade católica, administra a situação de pelo menos 200 pessoas vindas de Novo Hamburgo e São Leopoldo.

No local, a Prefeitura designou uma equipe médica para acompanhar os desabrigados e desalojados, e tem tido apoio de inúmeros órgãos que auxiliam no amparo, desde a segurança, até a recreação. Desde o dia 4 de maio os abrigos do Centro, Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente são monitorados pela Guarda Municipal e já receberam ações integradas com Conselho Tutelar, Polícia Civil e Brigada Militar.

Christian Grieffenhagen, 37 anos, é Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (que engloba Justiça Federal do RJ e ES), é um dos muitos voluntários que já prestaram apoio nesses primeiros dias de recepção aos abrigados. Ele já trabalhou na cidade e chegou a pedir férias no TRF2 para auxiliar de alguma maneira. “Tenho uma relação de carinho com Estância Velha, e quando vi que a cidade estava recebendo pessoas de Novo Hamburgo, cidade onde moro atualmente, e também São Leopoldo, cidade onde nasci, decidi me colocar à disposição”, citou.

Grieffenhagen auxiliou na organização de coleta e cruzamento de dados. “Afinal, foram vários anos de atuação na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul”, explica. Segundo ele, o primeiro e maior desafio foi encarar a situação que ninguém esperava. “Mas com o auxílio tanto dos próprios abrigados, que mesmo na situação de extrema vulnerabilidade que se encontravam sempre foram extremamente solícitos e prestativos”, cita. Ele conta ainda que com o aprimoramento dos trabalhos diários, foi possível levantar os dados de praticamente todos os abrigados no Município. “Esses dados são fundamentais não só para o controle interno dos próprios abrigos (envolvendo logísticas relacionadas a alimentação, doações, atividades de lazer e segurança), mas também para os próprios abrigados, que poderão ser localizados por parentes e amigos”, descreve. Para o analista, esse momento é crucial para várias cidades. “Penso que quem tem disposição, possibilidade e vontade de ajudar, seja em qual atividade for, pode buscar as várias alternativas existentes. As atividades de atuação são várias e a necessidade é imensa. Tem espaço para todos”, aponta.

O prefeito Diego Francisco também reforça o aspecto de atuação dos voluntários. “Em um primeiro momento estamos com uma corrente do bem incrível. No entanto, essa corrida apenas começou e essa força de vontade terá que ser contínua, os trabalhos de amparo, abrigos e reconstrução estão apenas começando”, afirma.

Abrigos em Estância Velha:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - R. Ruy Barbosa, 91, Centro
Paróquia Santo Antônio - Rua São Cristóvão, 630, Sol Nascente Esq. com a Av. dos Açores
Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Av. Presidente Vargas, 612 – Centro
Paróquia São Francisco - R. Pedro Américo, 28, Rincão dos Ilhéus:

Doações são recebidas no prédio da SEMEC
A Prefeitura de Estância Velha segue recebendo doações e mantimentos para as famílias atingidas pela enchente. A necessidade atual é por materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, alimentos (não perecíveis) e água potável. As doações podem ser feitas diretamente no prédio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), antigo Calçados Veância, com entrada pela Rua Fagundes Varela, número 140 (próximo ao Rissul), das 9 às 19 horas. A articulação é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).

Defesa Civil segue em alerta
A Defesa Civil de Estância Velha segue em alerta e monitorando áreas de risco na cidade. Em caso de necessidade, o órgão atende pelo telefone (51) 99849-1761. O Corpo de Bombeiros, pelo (51) 3561-0837, e a Guarda Municipal, pelo 153, ou (51) 3561-9278, também são opções.

Data de publicação: 13/05/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV