O objetivo é garantir que professores, equipes gestoras e demais profissionais da educação estejam preparados para identificar, prevenir e enfrentar práticas discriminatórias
Nesta semana, diretores e diretoras da rede municipal participaram de um encontro para aprofundar o conhecimento sobre o protocolo e discutir estratégias de acolhimento, prevenção e encaminhamento de casos de racismo no ambiente escolar. Durante a atividade, também foram abordadas as responsabilidades de cada profissional e os fluxos de atendimento previstos no documento.
“O protocolo estabelece diretrizes para que as escolas atuem de forma rápida, acolhedora e responsável diante de situações de racismo, além de incentivar ações permanentes de educação para as relações étnico-raciais, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais seguros, respeitosos e inclusivos”, cita o coordenador pedagógico da SEMEC, Gillyan Dias Macedo.
Os encontros fazem parte de um cronograma organizado pela SEMEC, que prevê novos encontros. O objetivo é garantir que professores, equipes gestoras e demais profissionais da educação estejam preparados para identificar, prevenir e enfrentar práticas discriminatórias, promovendo a equidade racial e a valorização da diversidade no cotidiano das escolas.
Data de publicação: 26/06/2026
Créditos: Robson Nunes/Decom-EV
Créditos das Fotos: Robson Nunes/Decom-EV