Criado em março de 2024, o Comitê tem caráter consultivo e tem como objetivo promover a escuta ativa das crianças, abrindo espaço para que apresentem sugestões e demandas relacionadas à cidade

Na noite de terça-feira, dia 12 de maio, foi realizado o primeiro encontro do Comitê de Escuta das Crianças 2026, reunindo os novos integrantes em um momento de diálogo, participação e troca de ideias sobre o futuro da cidade.

Durante a atividade, as crianças visitaram o gabinete do prefeito Diego Francisco, onde participaram de uma conversa descontraída e produtiva. Atentos e curiosos, os pequenos tiveram espaço para apresentar sugestões e apontar melhorias que gostariam de ver em Estância Velha.

Entre as principais reivindicações destacadas pelo grupo estavam a criação de mais áreas verdes, a construção de quadras cobertas nas escolas e a ampliação de espaços destinados às crianças. A iniciativa reforça a importância da participação infantil nas discussões sobre o desenvolvimento do município. “É muito gratificante ver nossas crianças participando ativamente, trazendo ideias e demonstrando carinho pela cidade. Queremos fortalecer ainda mais esse projeto para que elas se sintam ouvidas e façam parte da construção de uma Estância Velha cada vez melhor para todos”, destacou o prefeito Diego Francisco. 

O encontro contou com o acompanhamento das professoras Jaqueline Hansen, Joana Silva e Marciane Becker, responsáveis pela condução das atividades. Após a conversa com o prefeito, os participantes foram convidados a desenhar os locais de Estância Velha de que mais gostam.

Para a professora Jaqueline Hansen, a experiência proporciona uma visão especial sobre a cidade. “No primeiro encontro do ano, a visita ao gabinete do prefeito proporcionou um espaço de escuta e diálogo, permitindo que as crianças expressassem suas percepções, vivências e perspectivas sobre a cidade, os ambientes que frequentam e as escolas, fortalecendo o protagonismo infantil e a valorização de suas vozes na construção de uma cidade mais acolhedora para todos”, destaca a coordenadora.

Comitê de Escuta das Crianças
Criado em março de 2024, o Comitê tem caráter consultivo e tem como objetivo promover a escuta ativa das crianças, abrindo espaço para que apresentem sugestões e demandas relacionadas à cidade. A iniciativa prevê encontros com metodologias participativas, incluindo reuniões, saídas de campo e visitas a espaços da administração pública, além de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras.


A proposta da Administração Municipal busca ampliar a participação infantil na formulação de políticas públicas. O projeto é coordenado pelo Gabinete do Prefeito, em parceria com o Grupo de Trabalho Criança na Cidade. O grupo reúne representantes de diferentes secretarias municipais e é responsável pelo planejamento e execução de ações intersetoriais voltadas à conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância.

Uma cidade amiga das crianças
A Prefeitura de Estância Velha, por meio do Gabinete do Prefeito, no mês de março de 2025, firmou uma parceria internacional para criar espaços, programas e serviços voltados para a primeira infância. O município faz parte da Rede Urban 95, iniciativa da Fundação Van Leer que dá suporte para que cidades incluam as perspectivas das crianças em seu planejamento urbano, estratégias de mobilidade e programas e serviços. Como integrante da rede, Estância Velha recebe suporte para construir e implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e consolidar boas práticas. 

Data de publicação: 13/05/2026

Créditos: Sandra Costa/Decom-EV

Créditos das Fotos: Sandra Costa/Decom-EV