Inscrições podem ser feitas diretamente nos postos de saúde do Município. Confira os detalhes!

Estância Velha agora conta com um Posto Avançado Regional de Coleta de Sangue. O espaço, recentemente inaugurado, está localizado no Centro de Especialidades, na Rua Rui Barbosa, 155, e amplia o acesso da população ao serviço. Com a novidade, os interessados em doar sangue não precisam mais se deslocar até Porto Alegre ou Parobé, como ocorria anteriormente.

A implantação do posto representa um avanço significativo para o Município e para toda a região. As coletas serão realizadas quinzenalmente por equipes do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Governo do Estado.

Até então, Estância Velha organizava o transporte de doadores até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, além de receber periodicamente a unidade móvel de coleta. Agora, com estrutura própria, o Posto Avançado também atenderá moradores de municípios vizinhos, mediante agendamento prévio.

Próximas datas
As próximas coletas já estão programadas para os dias 27 de fevereiro e 13 e 27 de março. Os interessados podem se inscrever diretamente nas unidades de saúde do município (Postos de Saúde, Centro de Especialidades e Hospital Getúlio Vargas. De acordo com a responsável pelo Posto de Coleta, Rosângela Blume, os doadores serão agendados conforme a ordem de inscrição, desde que atendam aos requisitos básicos para doação. “Como receberemos doadores de toda a região, nosso objetivo é manter uma lista organizada de pessoas aguardando agendamento, garantindo fluxo contínuo nas coletas”, destaca.

Requisitos para ser doador
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos 
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial

Próximas datas para doação de sangue
27 de fevereiro
13 de março
27 de março

Posto Avançado de Coleta de Sangue - Centro de Especialidades, Rua Rui Barbosa, 155
Inscrições: Postos de Saúde, Centro de Especialidades e Hospital Getúlio Vargas

Data de publicação: 20/02/2026

Créditos: Sandra Costa/Decom-EV

Créditos das Fotos: Robson Nunes/Decom-EV