Com o apoio das crianças, foram plantadas mudas de laranja, bergamota, caqui, carambola e manga
Com o apoio das crianças, foram plantadas mudas de laranja, bergamota, caqui, carambola e manga. Todos tiveram o seu momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na terra. Antes do plantio, os alunos participaram de uma brincadeira que ensinou a importância da preservação da fauna e da flora, imitando diferentes espécies de anfíbios. “Ao plantarmos uma árvore, contribuímos para um futuro mais esperançoso e saudável para as gerações vindouras. Observar a alegria das crianças, com suas mãos sujas de terra, demonstra que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a construção de uma cidade sustentável”, disse o educador ambiental e articulador de projetos ambientais da SEMAPA, Hoeslen Mauzer.
Trilhas Ecológicas
Além de plantios e momentos de educação, a Semana do Meio Ambiente foca em trilhas na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, conhecida também como Matinho da Prefeitura. No dia 2 de junho, às 14h, a EMEI Raios do Sol Nascente e EE Humberto de Campos participaram da ação, que instigou a pergunta “Como preservar esse fragmento do Bioma da Mata Atlântica que fica aqui em Estância Velha?”. O local foi recentemente restaurado para abrigar este tipo de ação, e criar um espaço em meio a natureza no qual as crianças possam brincar e aprender.
Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente
05/06 - Quinta-feira
9h - Oficina de Planta Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande! Faça uma troca consciente” (EMEF Presidente Kennedy e Estação Ecologia).
14h - Oficina de Planta Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande! Faça uma troca consciente” (EMEF Presidente Kennedy e Estação Ecologia).
06/06 - Sexta-feira
9h às 10h30 - Plantio arbóreo na Pracinha do Rincão (Colégio 8 de Setembro, EMEI Rincão dos Pequeninos, CTG Gaudérios da Saudade, UTRESA e comunidade).
9h - Oficina de Planta Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande! Faça uma troca consciente” (EMEF Germano Dauernheimer e Estação Ecologia).
14h - Oficina de Planta Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande! Faça uma troca consciente” (EMEF Germano Dauernheimer e Estação Ecologia).
14h às 16h - Visita Técnica no Senai com alunos do 9° ano da rede Municipal de Estância Velha e EE Humberto de Campos.
09/06 - Segunda-feira
8h30 às 10h - Mutirão e plantio às margens do Arroio Luiz Rau (EMEFs Marechal Cândido Rondon, Prefeito Reinato Ênio Trein e CORSAN).
25/06 - Quarta-feira
14h às 16h - Visita Técnica na UTRESA (EMEF Ervino Arthur Ritter).
Data de publicação: 05/06/2025
Créditos: Júlia Monteiro/PMEV
Créditos das Fotos: Júlia Monteiro/PMEV