Mais de 500 estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano vão participar das palestras

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realiza nesta terça-feira, 20 de maio, uma ação da parceria firmada com a OAB subseção Novo Hamburgo, de combate a violência contra as mulheres. O Dia D do Programa OAB Vai à Escola - Combate à Violência contra as Mulheres, ocorre nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, Walter Jacob Bauermann e Ervino Arthur Ritter.

Mais de 500 estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano vão participar das palestras realizadas por advogados nas escolas nesta terça-feira. Conforme a secretária de Educação Cristiane Spohr, este é um momento para oportunizar mais uma ferramenta que contribui na formação de cidadãos de bem. “Estamos muito felizes com essa parceria”, descreveu a secretária. Além de Estância Velha, os municípios de Novo Hamburgo e Campo Bom também estarão recebendo a ação nesta terça-feira. Outros municípios da Subseção Novo Hamburgo também farão parte do programa (Dois Irmãos, Ivoti, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Lindolfo Collor).

Programa OAB Vai à Escola
O programa coordenado pela Comissão da Mulher Advogada, ⁠Comissão da Criança e do Adolescente, ⁠Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais, ⁠Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção Novo Hamburgo, tem como objetivo contribuir com a formação cidadã dos estudantes, promovendo reflexão, empatia e conscientização sobre essa temática tão urgente. Por meio do programa “OAB Vai à Escola”, a instituição oferece às escolas uma palestra educativa sobre violência contra mulheres, que aborda assuntos como os diferentes tipos de violência contra a mulher, como identificar situações de risco e onde buscar ajuda, a responsabilidade de todos e todas na promoção da igualdade e do respeito, e a importância da Lei Maria da Penha. “Este é o primeiro de diversos temas que serão abordados ao longo do ano no Programa que prevê a aproximação da OAB com o cidadão, trabalhando na conscientização e prevenção de condutas indevidas”, explica Paula Costa, presidente da Comissão da Mulher Advogada, uma das palestrantes do dia.

Cronograma
Terça-feira - 20/05

Turno da manhã - início 9h45
EMEF Fernando Ferrari (bairro Rincão dos Ilhéus) - 96 estudantes
EMEF Walter Jacob Bauermann (bairro União) - 105 estudantes
EMEF Ervino Arthur Ritter (bairro Bela Vista) - 100 estudantes

Turno da tarde - início 13h30
EMEF Fernando Ferrari (bairro Rincão dos Ilhéus) - 102 estudantes
EMEF Walter Jacob Bauermann (bairro União) - 109 estudantes

Data de publicação: 20/05/2025

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV