Durante todo o Dia D, a campanha aplicou 570 doses

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), participou da Estratégia Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) do Ministério da Saúde, no último sábado, dia 10 de maio. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença e internações. Todos os Postos de Saúde do município participaram do momento. Durante todo o Dia D, a campanha aplicou 570 doses, sendo 406 contra Influenza, e 164 vacinas de rotina.

A vacina contra a gripe está disponível para grupos prioritários, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos acima de 60 anos. A vacina é recomendada também para pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação e da saúde, pessoas com deficiência permanente e forças de segurança. “Desde o início da campanha, já aplicamos quase 5 mil doses nos grupos prioritários”, destacou o secretário de Saúde, Yuri Campos. No entanto, ele comenta que a campanha ainda pode melhorar. “Temos muitas doses e muitas pessoas para vacinar, então é importante destacar que as pessoas procurem os postos de saúde”, completa.

No Posto de Saúde do Centro, o pequeno Luca Sopelsa, de apenas 4 anos, morador do bairro Encosta do Sol, acompanhado da sua mãe Mariane, demonstrou a sua coragem e aplicou duas vacinas de uma só vez, contra a Influenza e Varicela. Mariane comentou que Luca nunca chora ao fazer vacinas e que ele é um garoto muito forte. Também foi a vez de Emília Hoff, 3 anos de idade, de fazer a sua imunização. A menina chorou um pouco no momento, mas em seguida ganhou um balão que fez tudo melhorar. Emília estava junto de sua mãe, Polyana, que a relembrou a importância da vacinação, e que ela estava encorajando outras crianças a fazer o mesmo.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 12/05/2025

Créditos: Júlia Monteiro (Decom/PMEV)

Créditos das Fotos: Júlia Monteiro (Decom/PMEV)