O tradicional evento da cultura germânica trouxe o resgate da tradição do povo colonizador da região

Simplesmente o melhor e maior de todos. Desta forma, com um público superior a 70 mil pessoas, ficou marcado o 42º Festival de Kerb de Estância Velha, que iniciou no dia 1º de maio e acabou neste domingo, dia 11, deixando um gostinho de quero mais. O recorde de público também mostra que os participantes aprovaram as atrações que passaram pelo parque especialmente montado para o evento, junto da Praça 1º de Maio. A estrutura recebeu grupos folclóricos, bandas, show nacional, e muitas programações ligadas à cultura germânica, entre arte, cultura e gastronomia.

“Estamos muito felizes com o resultado dessa edição. Tivemos novidades e uma grande presença de público. Mas é claro, já pensamos em 2026 para poder melhorar ainda mais”, destacou o prefeito Diego Francisco. A organização, com a colaboração de voluntários e entidades, fez com que a festa fosse digna dos muitos elogios recebidos por parte dos visitantes. O tradicional evento da cultura germânica trouxe o resgate da tradição do povo colonizador da região, com bandinhas e gastronomia típica, Jogos Germânicos, desfiles temáticos, concursos culturais, Festwagen, e muitos shows.

Atração nacional
O show nacional com Israel e Rodolfo, já no primeiro dia da Kerb, garantiu um público excelente que vibrou com os hits sertanejos entoados pela dupla. O primeiro final de semana computou mais de 30 mil visitantes, e o segundo final de semana foi ainda maior, com atrações durante a semana e também na sexta, sábado e domingo.

Jogos Germânicos animaram o público
Entre as grandes atrações do último final de semana estavam os Jogos Germânicos. No sábado pela manhã, o PAC ficou lotado com as escolas da rede municipal, que disputaram modalidades clássicas como corrida de perna de pau, corrida da batata na colher, corrida com o grande chinelo divertido e a corrida de equilíbrio. Já durante a tarde, os 33 Grupos de Camiseta movimentaram o Kerb com modalidades ainda mais peculiares, como o Arremesso de chopp, Bolão de mesa, Serra de duas pontas, Perna de pau e Cabo de guerra e Corrida de carrinho de mão.

Na manhã de domingo, dia 11, foi realizada a Missa rezada em Alemão. Na parte da tarde, o parque do Kerb ficou novamente lotado para a apresentação de grupos folclóricos e o tradicional concurso de Chopp em Metro. A festa finalizou com chave de ouro com as apresentações das bandas Nave Som, Banda Brilha Som e Super Banda Choppão.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 12/05/2025

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Marco Federhen/Especial Festival de Kerb