Estância Velha vai receber mais valores mensais para custeio do Hospital Municipal Getúlio Vargas.

Em mais uma articulação da Prefeitura de Estância Velha com o Governo do Estado, a saúde do Município receberá um importante aporte. Isso porque na manhã de quinta-feira, dia 8 de maio, o prefeito Diego Francisco, junto da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, oficializou um novo contrato. Com ele, Estância Velha passa a receber mais valores mensais para custeio. O ato ocorreu na Secretaria Estadual de Saúde, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

O aditivo contratual se refere ao componente cirúrgico do Programa Federal Mais Acesso a Especialistas (PMAE) ao contrato do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) nas áreas de ginecologia, cirurgia, traumato/ortopedia, cardiologia, cirurgia vascular e cirurgias de pele, com teto de produção no valor de R$360 mil.

O contrato é uma atualização dos serviços realizados pelo Hospital. Como a casa de saúde estanciense vem entregando expressivos números de atendimentos, a produção passa a ter um repasse maior. “Este é um reconhecimento do que já é feito e estabelece de forma mais justa os repasses do governo para nossa Saúde”, aponta o prefeito. A atividade também contou com a participação do vice-prefeito Airton Haag, do secretário de Saúde, Yuri Campos, da diretora do Hospital, Denise Reis, do deputado estadual, Joel Wilhem, e do secretário de saúde adjunto, Alonso Pinheiro.

Secretária destaca investimentos
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, fez questão de destacar o trabalho desenvolvido nos últimos anos em Estância Velha e seu foco na saúde. “Estância Velha está crescendo em vários aspectos e na área da saúde já temos muitos motivos para celebrar. Esperamos também em breve inaugurar o novo anexo do Hospital, que recebeu um investimento de R$ 10 milhões do nosso governo”, descreveu. “Quero agradecer e parabenizar a cidade, o prefeito e toda sua equipe”, completou.

Para o secretário de Saúde, Yuri Campos, a notícia é essencial para o setor, mas que continuará trabalhando para que as melhorias continuem. “Já estamos articulando uma nova contratualização e esperamos que em algumas semanas possamos anunciar novos valores de custeio para o hospital”, descreve.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 08/05/2025

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Cleberton Baruffi (Decom/PMEV)