Ao declarar seu Imposto de Renda, é possível destinar até 6% do valor devido aos FMDCA e da FMPI

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Estância Velha realizou um encontro com os contadores do município no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner, na última terça-feira, 22. O objetivo é incentivar as pessoas a investirem parte do Imposto de Renda no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para fomentar projetos relevantes no município, relacionados ao bem-estar das crianças e adolescentes. O encontro contou com a presença do Delegado Representante do Conselho Regional de Contabilidade RS de Estância Velha, Leandro Koling. “A reunião foi muito produtiva e a presença de Leandro contribuiu para maiores esclarecimentos de como as pessoas podem destinar o valor do imposto de renda para os conselhos municipais.” destaca Jaqueline Hansen, Coordenadora do Grupo Intersetorial de Trabalho Criança na Cidade.

Como faço para doar?
Ao declarar seu Imposto de Renda, é possível destinar até 6% do valor devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMPI) de Estância Velha. Essa ação solidária mantém os recursos no próprio município, financiando projetos sociais importantes que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Além de ser simples e segura, a destinação pode ser feita diretamente no programa da Receita Federal, pelo modelo completo, ou com orientação do seu contador.
Integrantes dos Conselhos Municipais reforçam que as doações são dedutíveis do Imposto de Renda, permitindo que pessoas físicas e jurídicas contribuam com causas sociais e ainda reduzam o valor a ser tributado. É uma forma de exercer a cidadania com responsabilidade e acompanhar de perto o impacto positivo da sua doação.

Inscrição para o CMDCA
O CMDCA de Estância Velha conta com representantes das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de membros da comunidade. Entre suas metas está o cadastramento e atualização de entidades que atuam com crianças e adolescentes. Entidades interessadas podem entrar em contato pelo e-mail evcmdca@gmail.com. Após cadastradas, poderão submeter projetos para receber apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 24/04/2025

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Jaqueline Hansen/PMEV