O intuito é dar maior velocidade às necessidades dos estancienses encaminhados para esta especialidade

Para atender as consultas que estavam aguardando a liberação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Estância Velha realizou no sábado, dia 12 de abril, um mutirão de atendimentos dermatológicos. A atividade foi promovida pela Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Ong “Juntos pela Vida” e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, e ocorreu no Centro de Especialidade Dr. Egon Pedro Pilger, no Centro. Ao todo foram realizados 103 atendimentos. O intuito é dar maior velocidade às necessidades dos estancienses encaminhados para esta especialidade. “É um marco importante para a cidade de Estância Velha”, comenta o secretário da SMS, Yuri Campos.

A Ong auxilia na realização de mutirões de diferentes especialidades por toda a região, trazendo consigo os profissionais e também universitários da Unisinos. O Dr. Carlos Antonello é Coordenador de Oncologia na Unisinos e também Presidente da Ong. “Muito mais que apenas consultas, estamos realizando também a coleta de tecidos para biópsia quando um paciente chega apresentando uma suspeita de melanoma, dessa forma agilizando o processo”, explica o presidente.

A Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Dora Frank, é moradora de Estância Velha há mais de 50 anos, e conta como o papel da Liga é importante para este tipo de ação. “Muitas vezes quando as pessoas descobrem do seu diagnóstico, significa o chão delas desabando, e é neste momento em que nós fazemos o nosso trabalho”, destacou. “É um desafio de amor, carinho e dedicação”, complementa.

Comunidade aprova a ação
Um dos atendimentos, aconteceu com o morador do bairro Floresta de 28 anos, Giovane Genro. Ele buscou a especialidade por conta de uma suspeita de um melanoma – grave tipo de câncer de pele – e surpreendeu-se com a rapidez para o seu atendimento. “Tudo feito com muito cuidado, de toda a equipe de saúde, minha experiência foi muito positiva, eu estou satisfeito”, comentou o rapaz após a retirada da amostra de tecido para a realização da biópsia. Outro atendimento foi da paciente Juliana da Silva, moradora do bairro Rincão da Saudade, que fez pela primeira vez uma consulta dermatológica após suspeitas de psoríase. “Me ajudou bastante”, disse após sua avaliação.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 14/04/2025

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Júlia Monteiro(PMEV)