Foram realizadas abordagens em dois pontos do município, que possuíam intensas reclamações da comunidade

Na tarde de terça-feira, dia 8 de abril, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem Estar (SESEBE), deflagrou a operação Águia 2. A operação contou com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio dos setores de Fiscalização Municipal, Vigilância em Saúde (Visa), Assistência Social, Causa Animal e Fiscalização Ambiental. Foram realizadas abordagens em dois pontos do município, que possuíam intensas reclamações da comunidade, por uso de drogas, tráfico, maus tratos aos animais, crimes ambientais e empresas irregulares.

A primeira ação foi realizada na rua Rincão, no beco entre a rua Portugal e a rua Amantino Costa. No local, foi realizada a captura de um foragido da justiça, pelo crime de assalto. Além disso, um outro indivíduo foi preso em flagrante pelos crimes de maus tratos a animais, desobediência e resistência. Este último tem várias ocorrências de posse e tráfico de drogas em seu currículo.

A segunda investida ocorreu no bairro Rincão dos Ilhéus, onde foi fiscalizada uma chapeação irregular. O proprietário da residência, possui diversas ocorrências, entre elas violência doméstica (neste ano). Na chapeação, foi encontrado um menor de idade trabalhando, sem equipamentos de proteção, em meio a tintas e solventes. Os abordados foram conduzidos e responderão por exercício irregular da profissão. Também foram intimados pela fiscalização municipal e ambiental a regularizar a oficina. Três carros que estavam em situação irregular na frente da chapeação foram recolhidos ao depósito do Detran. Os presos foram apresentados à autoridade policial e encaminhados ao sistema prisional.

Conforme o Secretário de Segurança, Oseias Vieira, essa ação foi apenas mais uma das inúmeras ações que fazem parte das políticas públicas de segurança. “A Guarda Municipal recebeu pedidos de ajuda da comunidade, informando que vem sofrendo com as ações irregulares, perturbação do sossego, ameaças e intimidação por parte destes infratores no Bairro Rincão dos Ilhéus. No caso da oficina, havia relatos da vizinhança de atividades noturnas com a presença de crianças e adolescentes no local, que emitem ruídos de equipamentos assim como viravam a noite produzindo sons altos e algazarras”, apontou. 

“Recentemente a Guarda Municipal e a Brigada Militar precisaram intervir em ocorrências neste local, onde o dono estava embriagado, ou sob uso de entorpecentes, em flagrante de crime de trânsito, colocando em risco a vida de pedestre e até mesmo de seu filho menor. A Prefeitura e a SESEBE continuarão atuando forte no combate ao crime e no atendimento das necessidades da nossa comunidade”, concluiu o secretário.

Data de publicação: 09/04/2025

Créditos: Guarda Civil Municipal

Créditos das Fotos: Guarda Municipal de Estância Velha/Divulgação