Em 2025 foram registradas até o momento, a adoção responsável de 212 animais

No dia 4 de abril é comemorado o Dia Mundial do Animal de Rua. E para isto, a Prefeitura de Estância Velha relembrou os registros da Causa Animal no ano de 2025. A Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) criou inúmeros projetos voltados para a saúde e cuidado dos pets do município, como a Feira de Adoção, Campanhas de Vacinação e até mesmo Castrações. Em 2025 foram registradas até o momento, a adoção responsável de 212 animais pela da Feirinha que acontece todos os sábados na Praça 1º de Maio, das 9h às 12h, no Centro.

Além da Feira de Adoção, a Prefeitura também possui a campanha de vacinação contra zoonoses, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS). No ano de 2025, um total de 158 animais foram imunizados contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavírose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. O programa CastrAção também registrou excelentes números no primeiro trimestre do ano, encaminhando 134 animais para a cirurgia.

2024 registrou recordes de adoções
Em 2024, a Causa Animal fechou o ano com números incríveis que só demonstram o carinho que a cidade tem pelos bichinhos. Foram imunizados 1.213 animais em toda a cidade, de forma gratuita, sendo 1013 cães e 200 gatos. Também foram contabilizados um total de 652 castrações, sendo 350 cães e 302 gatos. E por fim foram registradas 709 adoções de animais de estimação. Ao todo 169 adoções de animais foram realizadas por outros municípios, o que representa 23,84% do total registrado em 2024.

Saiba o que você pode fazer para ajudar
Mesmo com os diversos programas oferecidos pela Prefeitura de Estância Velha, ainda é possível observar uma expressiva quantidade de animais abandonados. Reforçamos que todos têm um papel importante nesse combate, saiba como você pode ajudar com a Causa Animal:

Adote um animal na Feirinha de Adoção;
Ajude na divulgação de animais que estão para adoção;
Ofereça água e comida;
Denuncie casos de maus-tratos e agressão.

São atitudes simples, que não custam muito tempo e nem dinheiro, mas que podem ajudar. Faça a sua parte, e para qualquer dúvida, entre em contato com o Departamento de Causa Animal através do WhatsApp (51) 99673-8654.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 04/04/2025

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV