A cancha existente foi destruída durante um temporal no início deste ano

A Prefeitura de Estância Velha vai reconstruir a cancha de bocha da Praça Walter Jacob Bauermann (Praça do Hollywood). A cancha existente foi destruída durante um temporal no início deste ano. O lugar era muito frequentado por idosos para confraternizações, jogos de cartas e partidas de bocha. Administrado pelas secretarias de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) e Obras e Serviços Urbanos (SEOSU), a construção da nova cancha deve iniciar ainda em março.

Parte do grupo dos frequentadores compareceu ao Gabinete do Prefeito para conhecer o projeto da obra. A nova cancha será de alvenaria com uma estrutura metálica, dessa forma tornando-se mais resistente, além de também receber a telha em alumínio. O local será fechado com janelas para uma ampla ventilação e ainda terá espaço para mesas dos dois lados, além de uma copa.

O objetivo do projeto, é incentivar locais de socialização para todas as idades, além de também fomentar o esporte e a economia local. O prefeito Diego Francisco deve enviar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para que o local seja nomeado como Cancha de Bocha João Barriga, um incentivador do espaço e da prática de esportes na cidade. “João Barriga foi um exemplo de dedicação e amizade, alguém que deixou sua marca na nossa comunidade. Esta cancha não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento ao seu legado de união e paixão pela bocha”, aponta o prefeito.

João Barriga
João Deneres da Silva, conhecido como João Barriga, era um homem de espírito inquieto e sempre disposto a ajudar. Motorista concursado da Administração, trabalhava com dedicação e era reconhecido pelos colegas pelo seu comprometimento. “Eu gostava de trabalhar com ele como fiscal, ele era um dos poucos que pegava junto no serviço, um cara sempre disposto a ajudar todos à sua volta”, relembra seu colega de trabalho Jonas Ranbow.
Nascido em 4 de fevereiro de 1952, João construiu uma vida com amor à família. Casado por 50 anos, foi pai de quatro filhos, tendo vivido a dor da perda de um deles, apenas seis meses antes de sua própria partida, em 5 de abril de 2021. Também era avô de cinco netos e bisavô de três bisnetos.
Em 27 de dezembro de 2001 sofreu um grave acidente no Alto da Colina, quando, junto a outros colegas, tentava recolocar um poste de energia e acabou eletrocutado por um fio de luz. O acidente lhe causou queimaduras internas e o deixou meses em coma. Sobreviveu, mas perdeu uma perna, enquanto outros envolvidos não resistiram.
A família lembra com carinho do pai. “Foi uma pessoa que sempre se dedicou e sacrificou-se por aquilo que gostava e acreditava, com seus princípios nos ensinou sobre responsabilidade e trabalho duro. Sempre presente no futebol até seu acidente”. Após o acontecimento, João se demonstrou muito presente na comunidade da Bocha, um esporte que aprendeu a jogar com seu pai e irmãos. Incentivou muito a prática do esporte e auxiliou na construção da Cancha da Praça Hollywood, e até mesmo participava dos campeonatos com frequência. “Com certeza ele se sentiria muito honrado e lisonjeado com essa homenagem; e nós familiares também, honrados por ter o seu nome no lugar que amava estar com seus familiares e amigos”, agradecem os filhos Jociani, Jaqueline e Joir, juntos da esposa Jane.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 14/03/2025

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Robson Nunes (Decom/PMEV)