Assim, o Município passa a ser o único na região a dispor do equipamento no serviço público de saúde

Na manhã de quarta-feira, dia 5 de março, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), oficializou a entrega à comunidade de uma esteira ergométrica para realizar testes cardíacos. Assim, o Município passa a ser o único na região a dispor do equipamento no serviço público de saúde. Além da esteira, o Centro de Especialidades de Estância Velha conta com apoio obrigatório para realizar os testes cardíacos, de um aparelho desfibrilador, um suporte ventilatório (oxigênio), médico, enfermeiro, e técnico em enfermagem. Todo o equipamento foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do ex-vereador Décio Hansen, no valor em torno de R$ 120 mil reais.

Durante a entrega, o prefeito Diego Francisco acompanhou as explicações do médico cardiologista sobre o funcionamento e o avanço com a aquisição da esteira. “Sem dúvida o equipamento vai proporcionar economia para o Município, que pagava pelo serviço, e além disso, também traz mais rapidez no diagnóstico de doenças desta área”, afirmou o prefeito. O secretário de Saúde, Yuri Campos, fez questão de testar o equipamento realizando o teste ergométrico sob as orientações do Dr. Luciano Annerl.

Como funciona?
O paciente é encaminhado ao cardiologista pelo médico das unidades de saúde do município. A consulta deve ser marcada na Secretaria da Saúde. Na consulta com o cardiologista, conforme avaliação, ele solicita a realização do teste ergométrico, em caso de necessidade. Os testes são agendados e realizados em dias específicos, pelo próprio cardiologista que atende no Centro de Especialidades.

Equipamento
A esteira é de modelo Centurion 300, que apresenta leveza e resistência, toda feita em alumínio, ideal para uso médico em testes de esforço e cardiopulmonares. Ela suporta até 200 quilos, com ampla área de caminhada, inclinação de 0 a 26% e velocidade máxima de 18 km/h. Ela ainda possui saída USB nativa para controle automático digital e sistema de fricção reduzida, que dispensa lubrificação.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 05/03/2025

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa/Decom-EV