As políticas implementadas pela administração de Estância Velha para fomentar novos postos de trabalho e promover a chegada de novas empresas estão demonstrando um resultado concreto para a cidade. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Estância Velha teve, entre janeiro e novembro, um saldo de 749 novas vagas de empregos formais, com todos os meses tendo números positivos.

Apenas no ano de 2022, foram gerados 6373 empregos de carteira assinada em Estância Velha. Este crescimento é ainda mais explícito quando os anos anteriores entram na comparação. O ano de 2020 terminou com um saldo negativo de 558 empregos na cidade. Porém, com o trabalho do atual governo, em 2021, o número já foi animador. O primeiro ano da gestão do prefeito Diego Francisco já apresentou um saldo positivo de 479 empregos.

No acumulado de janeiro de 2021 até novembro de 2022, são 12.556 novas oportunidades de emprego para os estancienses. “Os números são ótimos, mas a perspectiva do saldo positivo em 2023 é ainda melhor. Muitas das empresas que anunciamos no ano passado ainda não estão operando. Cerca de 80% delas estão em obras ou em processo de instalação”, celebrou o prefeito Diego Francisco.

A tendência é de seguir com o gráfico em ascensão em 2023, conforme projeção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT). “Estamos acompanhando também um crescimento na abertura de empresas na cidade. Isto comprova que, desde o início da nossa gestão, as atividades econômicas da cidade estão em constante aceleração. Estamos com números sólidos e cresceremos ainda mais neste ano”, destacou o secretário da SEDEIT, Gabriel Berlitz.

Citado por Berlitz, o número de alvarás também aumentou em Estância Velha. Entre 2021 e 2022, foram 1484 alvarás emitidos com um saldo positivo de 1080 novas empresas ou microempreendedores individuais. Uma das ações comemoradas pela administração foi a implementação do programa Cidade Empreendedora, que contribuiu para esse crescimento.

Data de publicação: 02/01/2023

Créditos: Wesley Wierganowiez