O objetivo da capacitação foi desenvolver uma sistemática de trabalho que permitisse formar e especializar aprendizes na prática em Costura Industrial de Calçados e Bolsas

Nesta sexta-feira, 2, no Galpão da Semec, aconteceu a formatura do grupo de pessoas que completaram o Curso de Capacitação de Costura Industrial, promovido pela Prefeitura de Estância Velha. O objetivo da capacitação foi desenvolver uma sistemática de trabalho que permitisse formar e especializar aprendizes na prática (dentro da indústria) em Costura Industrial de Calçados e Bolsas. O curso foi inteiramente gratuito, e realizado dentro de duas empresas que se habilitaram como colaboradoras da ação. Foram 100 horas de capacitação do curso que iniciou em novembro. A organização foi da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, com a colaboração e participação do SINE e da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Num clima de muita gratidão e satisfação pelo sucesso do curso, doze mulheres foram certificadas pelos instrutores, empresários, organizadores e pelo prefeito Diego Francisco. “Não é à toa que somos o município da região que mais gera empregos. Esta capacitação demonstra a nossa preocupação em preparar nossos cidadãos para o mercado de trabalho. Obrigado por confiarem no nosso projeto”, agradece o prefeito Diego. O secretário Gabriel Berlitz, da Indústria, Comércio e Turismo anunciou que “a capacitação vai acontecer no próximo ano, e com melhorias baseadas no feedback das pessoas que participaram deste projeto piloto”. Daniel Martins da empresa DassLlus colocou sua empresa à disposição para mais cursos como este, e sugeriu que o tempo de duração seja maior. Já Sérgio Nunes, da empresa Vulcamais ofereceu o espaço e máquinas para que as aprendizes sigam praticando até encontrarem colocação no mercado de trabalho.  

CONTRATADAS

Todas as formandos estavam radiantes, mas para três delas, especialmente, a alegria era dobrada. As três alunas já garantiram vagas nas empresas onde realizaram o curso. Adriana Dillenburg Streit, 33 anos, casada, dois filhos, moradora do Loteamento Veneza, que estava desempregada havia 4 anos, é uma das contratadas. Já tinha trabalhado em fábrica de bolsas, porém, nunca na costura. Demonstrou tanta habilidade e capacidade que já foi contratada oficialmente pela empresa onde realizou o treinamento. “Muito feliz e muito agradecida pela oportunidade”, diz Adriana que ainda não sabe se vai trabalhar imediatamente no setor de costura, mas diz que “o importante é estar trabalhando e aprendendo cada dia um pouco mais de todos os processos da produção”. No final da solenidade de formatura, organizadores, empresários e formandos confraternizaram em um coquetel.

Confira as fotos de todas as formandos na Galeria de Fotos do site

Data de publicação: 02/12/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV

Compartilhe!