O coordenador do Procon de Estância Velha, Ismael Nervo, salienta que os consumidores ao realizarem compras “ pela internet” devem adotar alguns cuidados básicos, para diminuírem as chances de caírem em golpes.

Com a proximidade do Natal e a facilidade das compras virtuais, essa tem sido tendência e a escolha, ano após ano, para a compra dos presentes de Natal. O Procon de Estância Velha identificou no último mês, um aumento no número de reclamações voltadas a esse tipo de relação de consumo, com queixas sobre a não entrega de produtos, clonagem de dados e utilização indevida desses.

O coordenador do Procon de Estância Velha, Ismael Nervo, salienta que os consumidores ao realizarem compras “ pela internet” devem adotar alguns cuidados básicos, para diminuírem as chances de caírem em golpes. “É aconselhável sempre usar sites/plataformas reconhecidas, para evitar o uso daquelas que oferecem produtos a preços muito abaixo do valor de mercado”, alerta Nervo.

O órgão também aconselha a buscar em sites que registram reclamações o histórico dos fornecedores, analisando sua reputação e ocorrências frequentes, além de consultar no site da Receita Federal se o CNPJ do fornecedor está ativo e a data da situação cadastral. "É importante lembrar que o consumidor nunca deve fornecer sua senha do cartão de crédito, conta bancária ou qualquer outra. Quando os pagamentos forem por boleto, ou qualquer outro meio, verificar se o nome do beneficiário condiz com o do fornecedor”, salienta ele.

Qualquer dúvida, o Procon de Estância Velha está à disposição dos consumidores através do telefone e WhatsApp 3561-1919.

Data de publicação: 13/12/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Divulgação

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