A iniciativa busca espalhar o encanto do Natal e encher a cidade de luz e cor para as comemorações de fim de ano

A Prefeitura de Estância Velha revelou os vencedores da quarta edição do concurso “A Casa e o Comércio de Natal”. Promovida desde 2021, com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT), a iniciativa busca espalhar o encanto do Natal e encher a cidade de luz e cor para as comemorações de fim de ano. O concurso também faz parte das atrações do 4º Natal Família, realizado pela Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

O concurso contou com duas categorias principais, Casa e Jardim, voltada para residências decoradas na fachada e/ou no jardim, e Comércio, abrangendo estabelecimentos de qualquer segmento com decoração na fachada e no interior. As decorações deveriam ser concluídas até 10 de dezembro e permanecer expostas, pelo menos, até 22 de dezembro.

A casa vencedora foi a de Fernanda Caroline dos Santos, moradora do bairro Lago Azul. Ela comenta que já acompanhava a competição há alguns anos e sempre teve vontade de participar. “Neste Natal estava com minha casa pronta, então foi a primeira vez que decoramos ela. Também gosto muito de artesanatos, então eu mesma fiz o papai noel e as renas em madeira, foi muito divertido. Mas manter as renas no telhado foi o maior desafio ", comenta a estanciense.

O segundo colocado na categoria também é morador do bairro Lago Azul. João Miguel Goetz explica que sempre amou decorar para o Natal. “E a competição foi mais um incentivo para continuar. Passo o ano buscando inspirações, porque para mim, essa é a época mais mágica do ano”, explicou. Lairton Roberto Habitztreuter, conquistou a terceira posição na competição. “Todos os anos, sempre coloquei pisca na casa. Só que esse ano me despertou o incentivo dado pela Prefeitura. Minha inspiração sempre foi o espírito natalino, pois desperta a alegria principalmente das crianças, porém meu maior desafio com certeza foi encarar a altura”, comenta o morador do bairro Floresta.

Comércio também encantou a cidade
Uma das mais conhecidas casas de festas de Estância Velha, Naná Festas, conquistou o primeiro lugar na categoria de Comércio mais bem decorado do município. “A nossa participação foi uma forma de agradecer pelo ano que passou, pois no natal do ano passado descobrimos um câncer na família, e hoje estamos todos juntos, a decoração expressa nossa gratidão a todos os clientes e amigos que estiveram ao nosso lado”, aborda Cíntia Heiden da Cruz, sócia e proprietária. Com uma decoração interativa, a principal inspiração do estabelecimento foi a família, trazendo a “sala do Noel” para a rua, criando um espaço acolhedor, decorado e mágico esperando as pessoas para um registro fotográfico.

Participando pela primeira vez do concurso, a famosa Lanchonete da Kombi, ficou em segundo lugar na competição, utilizando da criatividade como grande aliada. “Fomos montando a decoração aos poucos, conforme as ideias iam surgindo. Compramos as luzinhas e fomos vendo onde ficaria melhor. Trocamos os quadros por imagens natalinas ligadas aos lanches que vendemos e reutilizamos materiais como latas, botas e uma peça de máquina de lavar para criar a chaminé do Papai Noel e outros enfeites” disse Ederson William Silva dos Santos.

Todo estanciense conhece a clássica Padaria Pão de Trigo, que não poderia ficar de fora do concurso. “A motivação é a nossa tradição de 32 anos decorando para o Natal. A decoração já faz parte da nossa essência. Participar desse concurso é uma forma de reafirmar essa tradição e contribuir para o espírito natalino da cidade. Nossa inspiração vem do desejo de criar um ambiente mágico e acolhedor que transmita o verdadeiro espírito de Natal para os nossos clientes e para a comunidade”, diz Caroline Kuhlhoff, diretora de marketing e vendas da Pão de Trigo.

Premiação
O concurso tem como premiação a isenção parcial ou total do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano seguinte ao da competição, excluindo as taxas obrigatórias. Fica limitado o desconto de até R$ 6.000,00 para os vencedores da categoria “Comércio” e a R$ 3.000,00 para os da categoria “Casa e Jardim”, conforme previsto no Art. 3º da Lei Municipal 2.548/2021. Os percentuais para os três vencedores são:

1º Lugar: 100% de isenção do IPTU (exceto taxas obrigatórias)
2º Lugar: 75% de isenção do IPTU (exceto taxas obrigatórias)
3º Lugar: 50% de isenção do IPTU (exceto taxas obrigatórias)

Confira os vencedores:

CATEGORIA CASA
1° Lugar
Fernanda Caroline dos Santos

CATEGORIA CASA
2° Lugar
João Miguel Goetz

CATEGORIA CASA
3° Lugar
Lairton Roberto Habitztreuter

CATEGORIA COMÉRCIO
1° Lugar
Nana Festas

CATEGORIA COMÉRCIO
2° Lugar
Lanchonete da Kombi

CATEGORIA COMÉRCIO
3° Lugar
Padaria Pão de Trigo

Data de publicação: 31/12/2024

Créditos: Júlia Monteiro/PMEV

Créditos das Fotos: Divulgação/Natal Família EV