Prêmio da Fundação Abrinq, entidade com reconhecimento internacional, para Prefeitas e Prefeitos reconhece gestores que priorizaram a infância e adolescência
Para marcar a sétima edição do programa, no dia 12 de junho, a Fundação Abrinq realizou um evento em Brasília, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no qual reuniu dezenas de prefeitas e prefeitos, além de autoridades que explicaram a importância da premiação e a necessidade de priorizar a infância e a adolescência. “Novamente ficamos honrados. Nos últimos quatro anos conseguimos melhorar consideravelmente os índices que fazem parte da análise da Fundação Abrinq. Entre eles estão o de mortalidade infantil e número de vagas nas escolas”, descreve Diego.
Estância Velha trabalhou de forma integrada entre todas as secretarias do município, ações que contribuíssem para a melhoria da vida de crianças e adolescentes. Além de reduzir a mortalidade infantil, a Administração ampliou vagas nas escolas municipais, qualificou o CAPS Infantil, criou programas de acolhimento às mães e gestantes e desenvolveu programas de combate à violência. “Tudo isso contribuiu para que nossa cidade fosse uma das únicas gaúchas premiadas. Preciso agradecer a nossa Secretaria de Assistência Social e Trabalho pelo empenho nesses quatro anos”, completa o prefeito.
Outras ações
Em Estância Velha, a Prefeitura também criou o Grupo de Trabalho Criança na Cidade, organizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). A ferramenta colabora na construção de políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, e que no futuro vão refletir em todos os aspectos nas suas vidas. Atualmente também existe o Comitê de Escuta das Crianças, lançado em março. Ele conta com a participação direta das crianças e se reúne uma vez por mês.
Grupo Intersetorial de Trabalho
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade é formado por um representante de cada secretaria, liderado pela coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen, e tem a responsabilidade de planejar e executar ações intersetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância.
100 Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança
O Prêmio Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança reconheceu 100 gestores municipais que fizeram parte do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança no último ciclo. Confira os reconhecidos da Região Sul.
Blumenau - SC: Mário Hildebrandt
Cascavel - PR: Leonaldo Paranhos
Cruz Alta - RS: Paula Rubin Facco Librelotto
Estância Velha - RS: Diego Willian Francisco
Esteio - RS: Leonardo Pascoal
Içara - SC: Dalvania Pereira Cardoso
Nova Veneza - SC: Rogério José Frigo
Paranavaí - PR: Carlos Henrique Rossato Gomes
Prudentópolis - PR: Osnei Stadler
São José - SC: Orvino Coelho de Ávila
Data de publicação: 21/06/2024
Créditos: Robson Nunes/PMEV
Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV