A maioria dos objetos expostos foram emprestados pela comunidade. Até o final do evento os organizadores esperam que mais de 5 mil pessoas passem pelo local

Uma das mais importantes atrações do 40º Festival de Kerb é o Museu do Kerb, instalado no prédio da antiga Prefeitura, na avenida Presidente Lucena em frente a Praça 1º de Maio. Durante os primeiros dias da festa, foram mais de 1,5 mil pessoas apreciando peças antigas de móveis, eletrodomésticos, roupas, ferramentas, louças e equipamentos diversos. No livro de presença assinado pelos visitantes, pode-se encontrar pessoas de diversas localidades da região, do interior do estado, de outros estados, e inclusive de outros países como Alemanha, Irlanda e Estados Unidos. Pessoas que estavam visitando a região e aproveitaram para conhecer um pouco da nossa história. 

No Museu pode ser conferida ainda a história do Kerb contada através de fotos dos casais Reis do Kerb nas suas quarenta edições, além de fotos de pessoas da comunidade que escreveram a história de Estância Velha. 

Durante esta semana, as escolas do município estão sendo convidadas a visitar o Museu. A visita pode ser solicitada e agendada na Secretaria de Educação. Na tarde desta terça-feira, alunos da Escola de Educação Infantil Casinha de Mel estiveram visitando o local. Cheios de curiosidade perguntavam sobre peças que possivelmente estivessem vendo pela primeira vez e não sabiam qual a utilidade, como máquinas de escrever, mimeógrafo, bomba de aplicar veneno para mosquito e outros objetivos desconhecidos desta geração. 


LEMBRANÇAS DO SÉCULO XIX

Ainda nesta terça-feira quem esteve visitando o local foi Terezinha Griebeler Back, 61 anos. Terezinha emprestou para a exposição alguns móveis que pertenceram aos seus pais Valentim e Luzilla Griebeler, falecidos em 2021, com 85 e 91 anos respectivamente. “Me emociono cada vez que olho para este quarto onde me despedi dos meus pais e também esta cama onde fui concebida” declara Terezinha com os olhos marejados. A maioria dos objetos expostos foram emprestados pela comunidade. Até o final do evento os organizadores esperam que mais de 5 mil pessoas passem pelo local.    

Data de publicação: 25/04/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV