Ao todo, são 16 vestes completas masculinas e 16 femininas.

Nas vésperas de completar 20 anos de atividades culturais, o Grupo Municipal de Folclore Alemão Deutsche Seele já recebeu seu presente de aniversário antecipadamente. Isto porque a Administração Municipal custeou a compra de 32 trajes típicos de Stubaital do Tirol austríaco para o grupo. Ao todo, são 16 vestes completas masculinas e 16 femininas.

As roupas foram confeccionadas na cidade de Imigrante. Além de possuir tons de verde, o que remete a cor da bandeira de Estância Velha, o modelo é exclusivo e foi inspirado após pesquisas nos livros Echt Tirol Trachten e Lebendige Tracht in Tirol. “Esse investimento é muito importante não só para nosso grupo, mas sim para toda a cultura alemã do nosso município. Somos o único grupo de danças alemãs de Estância Velha e é um orgulho imenso para todos nós levar o nome da cidade para todas as regiões do nosso país. Com essa aquisição, seguiremos divulgando e propagando a cultura alemã, elevando ainda mais o nome da nossa cidade", celebrou o coordenador do grupo, Marcos Cavalheiro.

O Grupo Municipal de Folclore Alemão Deutsche Seele está em atividade desde 2003 e, neste ano, completará 20 anos de fundação. “É uma maneira singela de agradecer pelo trabalho cultural e incentivar para que continuem levando a cultura germânica e o nome de Estância Velha para muitas outras cidades de todo o Brasil”, disse o prefeito Diego Francisco.

O traje feminino contém vestido, avental, blusa, lenço, meião, ceroula típica, saia de armação e chapéu. O masculino é composto por Lederhosen, meião, camisa, cinturão, casaco típico, chapéu e gravata. Os ensaios acontecem todos os domingos, às 18h, no Espaço Cultural (Rua Fagundes Varela, 90).

Data de publicação: 03/04/2023

Créditos: Wesley Wierganowiez