Nesta segunda-feira, dia 10, a Secretaria de Educação (Semec) e representantes das forças de segurança do município reuniram-se com representantes das escolas privadas e estaduais para alinhar ações e expectativas relacionadas à segurança no ambiente escolar.

Na reunião, que aconteceu na Semec, o secretário Gustavo Guedes informou as medidas adotadas pela Prefeitura para aumentar a segurança nas escolas e sugeriu a efetivação dos mesmos mecanismos nas escolas privadas e estaduais. A Prefeitura concluiu, há cerca de três semanas, a instalação de botão pânico nas 26 escolas municipais (EMEIs e EMEFs) e está em fase de implantação do sistema de reconhecimento facial nas escolas.

As escolas privadas e estaduais irão estudar a possibilidade de implantar os mesmos sistemas, que serão integrados à base de monitoramento da Guarda Municipal. “Chamamos os representantes dessas escolas para ouvir suas demandas, mas principalmente para compartilhar algumas medidas preventivas que estamos adotando nas escolas municipais. Não podemos adquirir este sistema para as escolas privadas ou estaduais, mas podemos conectá-las à base da Guarda quando elas adquirirem”, explica Gustavo Guedes.

A necessidade de aumentar a segurança nas escolas voltou à pauta após ataque a uma escola de educação infantil de Blumenau, Santa Catarina, que vitimou fatalmente quatro crianças.

Data de publicação: 10/04/2023

Créditos: Isaías Rheinheimer