Os investimentos em Educação repercutem de forma positiva no ensino dos alunos das escolas municipais de Estância Velha. Uma prova disso é o número de alunos da rede municipal premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Nove estudantes que estudam em escolas municipais e um que estuda numa escola estadual foram premiados com medalha ou menção honrosa na edição deste ano da Olimpíada, criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos.

Os três alunos estancienses medalhistas foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic), com uma bolsa mensal no valor de R$ 100. O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online.

“Recebi essa notícia com alegria e estou orgulhoso com o desempenho dos nossos estudantes. O mérito é todo deles, pelo empenho nos estudos, mas também tenho certeza de que esse resultado é reflexo dos investimentos que temos feito na Secretaria de Educação”, disse o prefeito Diego Francisco.

Já o secretário de Educação, Gustavo Guedes, revelou que a notícia deixou a equipe profundamente feliz, considerando que a prova tem mais de 17 milhões de participantes e, portanto, Estância Velha ter alunos premiados é uma grande conquista. “Esse resultado revela, ainda, que após o período de afastamento das aulas presenciais estamos conseguindo retomar os estudos com qualidade. Individualmente, é uma grande conquista para o aluno, pois os medalhistas passam a ter a oportunidade de participar do PIC”, coloca.

Premiados - nível 1 (6º e 7º ano)
Luciane Frai de Souza - Escola Fernando Ferrari - medalha de bronze
Marcelo Hoffelder Haag - Escola Walter Jacob Bauermann - medalha de bronze
Samuel Spengler Haag - Escola Princesa Isabel (rede estadual) - medalha de bronze