A compra de mais de 3.500 itens de materiais esportivos marcou a solenidade de abertura oficial da 28ª Olimpíada Escolar de Estância Velha.

A compra de mais de 3.500 itens de materiais esportivos marcou a solenidade de abertura oficial da 28ª Olimpíada Escolar de Estância Velha. O anúncio foi feito pelo prefeito Diego Francisco em seu pronunciamento. 

De acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura já iniciou o processo de compra dos materiais. “Estimamos um investimento recorde nessa aquisição, na casa dos R$ 120 mil. O investimento será pesado desse jeito, pois desde 2017 a Prefeitura não adquire materiais esportivos para as escolas”, explicou. 

Diego também valorizou o empenho da equipe da Secretaria de Educação (Semec) para a organização dos jogos. “Sabemos que o desafio de promover um evento desse porte é imenso, por isso fica meu reconhecimento a toda a equipe da Semec. Esperamos que os alunos façam proveito desse momento”, colocou. 

Ainda durante sua fala, o prefeito fez outro anúncio importante: em 2022, a Semec também está com a missão de realizar a primeira edição das Olimpíadas para as crianças do ensino infantil. 

SOLENIDADE
A abertura da Olimpíada Escolar contou com a participação de duas importantes personalidades do esporte nacional. O ex-judoca João Derly e o ex-jogador de vôlei Gilson Mão de Pilão prestigiaram a solenidade com participações especiais. 

João Derly ficou responsável por conduzir a bandeira do Rio Grande do Sul no início da solenidade. Ele também falou aos estudantes, pais e professores presentes. Ao falar para os estudantes Derly lembrou da sua carreira e destacou como tudo começou. “Foram em atividades escolares que descobri meu amor pelo esporte, em especial pelo judô. O apoio que tive dos meus professores foi fundamental para que eu me tornasse um atleta. Por isso, aproveitem essas oportunidades”, afirmou. 

Já Gilson Mão de Pilão, que mora em Estância Velha há dois anos, foi quem conduziu a tocha da Olimpíada Escolar até a pira. No trajeto, o ex-atleta interagiu com o público, simulou que estava em uma maratona, e apresentou a chama olímpica ao público.

JOGOS
As competições iniciam no final do mês, nos dias 30 e 31, com as provas de atletismo. Nos meses de junho e julho, acontecem os jogos de futsal e handebol, e em novembro estão previstas competições de vôlei, basquete e jogos de tabuleiro (xadrez e damas).

Organizada pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec), a Olimpíada Escolar irá envolver em torno de 3.500 estudantes dos ensinos fundamental e médio de todas as escolas do município. A coordenação geral da Olimpíada é das professoras Anelise Müller (diretora pedagógica) e Juliana Michaelsen (coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental).

Data de publicação: 16/05/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer

Créditos das Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV