Nos próximos dias, o calendário de 2023 será divulgado.

Um dos programas que mais trouxe a participação dos moradores de Estância Velha para ajudar na preservação do meio ambiente, o LEV, atingiu números expressivos em 2022. Oferecido pela prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, o programa de recolhimento de entulhos com o ecoponto itinerante foi criado para facilitar o descarte do material que não é recolhido pela coleta seletiva do município. E neste ano de 2022, 673 toneladas de resíduos foram coletados, demonstrando a eficiência do programa e a aceitação por parte da comunidade. 

A ação começou em 2021, quando oito edições foram realizadas recolhendo um total de 169 toneladas de resíduos. Com o sucesso e a solicitação dos moradores para a continuidade do projeto, em 2022 foram realizadas 24 ações nos bairros estancienses. Os containers sempre ficam em locais específicos durante todo o final de semana designado para aquele endereço.

Nos próximos dias, o calendário de 2023 será divulgado. “Muitos são os pontos positivos do programa, como a diminuição do descarte nas ruas, em frente às residências, e a criação do hábito da população no descarte correto de entulhos. Embora a aceitação da ação seja uma realidade, é importante destacar que a população precisa respeitar o calendário do ecoponto itinerante, e depois não usar a área para descarte sistemático” destacou Viviane Diogo, secretária de Meio Ambiente e Preservação Ecológica. 

Os locais onde os contêineres são colocados pela administração foram estrategicamente escolhidos e, alguns bairros maiores receberam duas edições para que fosse realizada uma cobertura maior de todo o bairro. Também vale lembrar que resíduos domésticos, hospitalares, e industriais não podem ser descartados no ecoponto. 

O que pode:
Entulhos (concreto, tijolos, telhas)
Madeira de construção
Resíduos de jardinagem
Móveis, sofás, vasos 

O que NÃO pode:
Resíduos domésticos
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos de saúde
Resíduos industriais

Data de publicação: 21/12/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Wesley Wierganowiez/PMEV

Compartilhe!