A colocação das armadilhas acontece durante esta semana, mediante a assinatura do termo de consentimento do proprietário do imóvel próximo ao local indicado pelas coordenadas do monitoramento

Estância Velha foi uma das vinte cidades escolhidas pela SES - Secretaria Estadual da Saúde, para aplicar novas estratégias de combate ao mosquito da dengue, Aedes aegypti. A ação de monitoramento do mosquito acontece através do projeto em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estância Velha foi uma das cidades escolhidas pela sua logística, pela atuação reconhecida da equipe de agentes de endemia, e pela boa estrutura da Vigilância em Saúde do município.Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, serão instaladas 100 armadilhas, em toda a cidade, nos locais escolhidos pelo maior número de notificações. Na tarde desta segunda-feira foi implantada a primeira armadilha para ovos (ovitrampas) no município.

A colocação das armadilhas, que usam levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito, acontece durante esta semana, mediante a assinatura do termo de consentimento do proprietário do imóvel próximo ao local indicado pelas coordenadas do monitoramento. Cinco dias após a instalação, a equipe retorna para retirar a armadilha com o objetivo da contagem dos ovos. Conforme Eliane, o programa é de extrema importância, pois “um grande quantitativo de ovos (futuras larvas) são retirados da natureza, além de mapear as áreas de maior risco e possibilitar a intensificação de ações de prevenção e combate ao mosquito”, explica ela. Os agentes de endemias estarão devidamente identificados com coletes da vigilância, em veículo oficial, com crachás da Prefeitura.

Data de publicação: 12/12/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV

Compartilhe!